Supremo irá julgar deputado federal investigado pela prática de crimes contra a ordem tributária

Por maioria dos votos, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) deram provimento a um recurso (agravo regimental), entendendo que o Inquérito (Inq) 2291 deve ser analisado pela Corte. No inquérito, um deputado federal está sendo investigado pela suposta prática de crimes contra a ordem tributária, formação de quadrilha, sonegação fiscal e evasão de divisas.

O recurso foi interposto contra decisão do relator, ministro Carlos Ayres Britto, que determinou a remessa dos autos ao juízo da 5ª Vara Federal de Goiânia para continuidade das investigações.

De acordo com o recorrente [parlamentar], “a simples condição de investigado como caracterização de um estado da parte já é o bastante para se determinar o deslocamento da competência em razão da regra do foro privilegiado”. O deputado salienta também que o fato de ser sócio administrador do grupo, já o coloca na condição de investigado, suficiente para que o trâmite do inquérito ocorra perante o Supremo.

Dessa forma, pedia para que fosse reconhecida a competência do STF para o processamento do inquérito e, por conseqüência, a declaração de nulidade de todos os atos praticados perante a 5ª Vara Federal da Seção Judiciária de Goiânia.

A Maioria

O ministro Marco Aurélio votou pelo provimento do recurso e foi acompanhado pela maioria dos ministros. “Se esse inquérito desaguar em si numa ação penal e, posteriormente, chegar-se a conclusão da culpa, se colocará a empresa na cadeia?”, indagou Marco Aurélio, ressaltando que quem responde sob o ângulo penal é o dirigente.

“Entendo que esse inquérito envolve em si os dirigentes do grupo e como entre os dirigentes há um deputado federal cumpre ao Supremo capitaneá-lo”, concluiu o ministro, que iniciou a divergência.

Voto vencido

De forma contrária, votou o relator da matéria, ministro Carlos Ayres Britto, que entendeu correto o parecer da Procuradoria Geral da República pelo desprovimento do recurso. Para a PGR, o fato de o deputado ser sócio administrador da empresa investigada não é suficiente para o deslocamento das investigações ao Supremo.

“É preciso elementos mínimos que apontem a existência de nexo de causalidade na conduta do sócio administrador em eventual sonegação fiscal na empresa, somente assim o referido parlamentar poderia ser considerado sujeito das investigações – indiciado -, caso contrário caracterizar-se-ia manifesto constrangimento ilegal”, disse o procurador-geral, concluindo pelo desprovimento do recurso.

Desta forma, Ayres Britto concluiu que, “o simples fato de o agravante ostentar a condição de sócio administrador objeto da investigação criminal é destituído de força para colocá-lo de forma automática ou mecânica na linha de frente das investigações”.

Fonte: STF

Data da Notícia: 02/07/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet