STF Decide a Favor de Empresas em Ação Sobre Créditos de IPI à Exportação

O Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão amplamente favorável às empresas na concessão de crédito-prêmio de Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) à exportação. Por nove votos a um, os ministros declararam inconstitucional o artigo 1º do Decreto-Lei nº 1724, editado em 1979, que permitia a extinção deste crédito.


A decisão foi tomada ontem, um dia depois de o STF negar às empresas o direito à compensação de créditos de IPI na compra de matérias-primas não tributadas ou tributadas sob alíquota zero.

Ou seja, após um revés na tentativa de garantir benefícios fiscais na compra de matérias-primas, as empresas ganharam fôlego para a obtenção de créditos à exportação.

“A decisão foi importante no sentido de prestigiar os precedentes da Corte”, afirmou a advogada Fernanda Hernandez.

Em 2001, o STF se manifestou pela primeira vez contra o artigo 1º do Decreto-Lei nº 1724. Mas cinco novos ministros assumiram desde aquele julgamento, criando um risco de mudança de posicionamento.

Na decisão de ontem, que envolveu a empresa Calçados Siprana , prevaleceu o entendimento de que o governo não poderia ter delegado o poder de regular incentivos fiscais por decreto-lei. Pelo Decreto-Lei nº 1724, o ministro da Fazenda poderia aumentar, reduzir ou extinguir os créditos à exportação por portarias.

A maioria dos ministros concluiu que a portaria não pode revogar um crédito criado por lei. Isso fere o princípio da hierarquia das normas, ressaltou o ministro Marco Aurélio Mello. Ele foi seguido pelos ministros Carlos Velloso, Joaquim Barbosa, Carlos Britto, Cezar Peluso e pelo presidente do STF, ministro Nelson Jobim, na sessão de 27 de outubro passado. Ontem, os ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Sepúlveda Pertence ratificaram este entendimento, dando ampla vitória às empresas. Apenas Maurício Corrêa, que havia votado antes de se aposentar em maio passado, foi contrário.

O crédito-prêmio à exportação foi criado em 1969 para alavancar as exportações. O incentivo corresponde à alíquota de venda do produto internamente. Ou seja, se a alíquota para a venda de calçados for de 10%, a empresa que exportar este produto tem o direito a compensar 10% de IPI.

Durante a década de 1970, o governo federal foi pressionado pela comunidade internacional para revogar o benefício. Em janeiro de 1979, o governo criou um plano gradativo para o fim do incentivo: editou o Decreto-Lei nº 1.658 que estabelecia a extinção do crédito-prêmio em 30 de junho de 1983. No mesmo ano, o Decreto-Lei nº 1722 estipulou os percentuais de redução do crédito. Mas, ao final de 1979, o governo editou o Decreto-lei nº 1724 dando amplos poderes ao Ministério da Fazenda para dar ou negar este benefício fiscal.

A partir daí, o que se viu foi uma verdadeira “guerra jurídica”. De um lado, estão as mais de 17 mil empresas exportadoras do Brasil que querem o benefício. Elas ingressaram com milhares de ações judiciais para continuar compensando o crédito- prêmio. Muitas defendem a tese de que o incentivo vale até hoje.

De outro, está o governo calculando prejuízos com a concessão do benefício. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional estima que existem pedidos de compensação totalizando R$ 18 bilhões em créditos-prêmio de IPI apenas para os últimos dois anos. O governo recorreu em todos os processos e o problema chegou aos tribunais superiores.

Em setembro deste ano, três dos dez ministros da 1ª Seção do STJ votaram pela extinção do crédito em 1983. Foram: Luiz Fux, Teori Zavascki e Francisco Falcão. O julgamento foi interrompido por um pedido de vista do ministro João Octávio de Noronha. Ele deve retomar o caso em fevereiro do ano que vem.

No STF, apesar da vitória de ontem, as empresas sofreram um alerta. O ministro Gilmar Mendes resolveu se antecipar à discussão que hoje está no STJ e reconheceu a validade dos decretos-lei nº 1658 e 1722. “Assim, a extinção do crédito-prêmio se deu gradativamente até 1983”, concluiu Mendes. Os outros ministros preferiram esperar o caso subir do STJ.

Fonte: Valor online

Data da Notícia: 17/12/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet