Sindicato reduz PIS/Cofins na Justiça

O Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros no Estado de São Paulo (Sindeprestem) conseguiu garantir para seus associados o direito de recolherem PIS e Cofins apenas sobre a taxa de gerenciamento que cobram para fornecer mão-de-obra na Justiça Federal. Normalmente, o fisco cobra das fornecedoras o PIS e a Cofins sobre todo o valor recebido das empresa contratantes: o que inclui a taxa cobrada pelo fornecimento da mão-de-obra e o salário a ser repassado aos trabalhadores pela agência de emprego. Com a decisão, exclui-se do cálculo o valor dos salários e fica apenas a taxa de gerenciamento. Segundo o advogado que representa a entidade no mandado de segurança, Ricardo Godoi, do escritório Godoi e Aprigliano Advogados, a medida representará uma redução de no mínimo 75% na base de cálculo das contribuições.


A tese defendida pelo advogado é a de que a receita – sobre a qual incide o PIS e a Cofins – das agências de emprego é a taxa cobrada dos contratantes. O valor dos salários e demais despesas estariam fora da receita ou faturamento, pois será repassado para os trabalhadores que prestam serviços à tomadora. Na prática, diz, tais valores seriam apenas um reembolso. Segundo Godoi, esta tese é similar à defendida para o Imposto Sobre Serviços (ISS) pelas empresas de intermediação de mão-de-obra. Neste caso, no Superior Tribunal de Justiça (STJ) a jurisprudência tem sido favorável aos contribuintes.


No caso do PIS e da Cofins, há duas decisões favoráveis em tribunais. Uma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região e outra do TRF da 5ª Região. Nos tribunais das demais regiões, há limares tanto favoráveis ao contribuinte quanto contrárias. A decisão concedida ao sindicato é da 26ª Vara Federal Cível de São Paulo. Segundo entendimento da juíza Sílvia Figueiredo Marques, a essência de intermediação de mão-de-obra leva à circulação de grandes volumes, na contabilidade das empresas, de valores que não constituem receita, mas apenas repasses.

Fonte: Valor Econômico

Data da Notícia: 10/07/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet