Receita Federal aperfeiçoa cruzamento de dados

São Paulo, 21 de Setembro de 2004 – A Secretaria da Receita Federal (SRF) está expandindo a utilização do business intelligence (BI). Em 2002, a SRF iniciou o projeto que tem a supervisão do Serpro. Após analisar três produtos, a Secretaria escolheu a plataforma de BI da MicroStrategy. “Já tínhamos alguns projetos desenvolvidos internamente. Mas as soluções caseiras não suportavam a quantidade de dados da Receita”, afirmou Leni Veiga, gerente de DataWarehouse da Receita.

Hoje, o datawarehouse da SRF armazena três terabytes e 600 milhões de registros. Até o fim do ano, o volume deve dobrar, para seis terabytes. “Esse é o maior projeto de BI no governo no Brasil”, afirmou. Os dados da Receita foram dispostos em cinco visões.

O sistema já está sendo utilizado pela área de Arrecadação, Fiscalização e Administração. A SRF prevê ainda para este ano a implementação das visões Aduaneira e Auditoria. Com isso, o número de usuários saltará de mil para duas mil pessoas. O sistema de BI da MicroStrategy cobre vários níveis hierárquicos: secretários, superintendentes e mais de 150 delegacias e inspetorias.

O projeto envolve as soluções MicroStrategy Administrator, Intelligence Server, SDK, Architect, Desktop e OLAP Services. Por meio da visão Arrecadação, a Secretaria acompanha a arrecadação dos tributos federais administrados pela SRF. “O sistema permite a elaboração da previsão da arrecadação para o mês seguinte para determinar o gasto do governo”, afirmou a gerente. Outro recurso é o acompanhamento sistemático de pessoas jurídicas, que representam cerca de 70% da arrecadação.

O BI está ajudando a Secretaria na fiscalização dos contribuintes. Com a ferramenta, a SRF pode identificar possíveis fraudes e irregularidades. A partir do cruzamento dos dados das declarações entregues à Receita e informações externas, o sistema permite a seleção das propriedades rurais, pessoas físicas e jurídicas a serem fiscalizadas. “O sistema compara as informações das declarações e os dados que estão fora da Receita”, afirmou Leni Veiga.

A mesma função de seleção será utilizada no caso da Aduaneira. O funcionário da Receita poderá selecionar importadores e exportadores a fiscalizar. Voltada para a detecção de fraudes dentro da Receita, a visão Auditoria e Controle de Sistemas responderá pelo controle do uso dos sistemas eletrônicos da SRF. O sistema pode fornecer indícios de irregularidades, com a captura nos sistemas da SRF das identificações de acesso realizadas pelos usuários e a comparação com as ações dos contribuintes.

Já a visão Administração fornece indicadores estratégicos para a tomada de decisão. Os administradores da SRF têm acesso a relatórios gerenciais com informações de diversos sistemas da Secretaria, além de indicadores de outros órgãos. “Tudo isso é integrado. O valor real do BI vem do cruzamento das informações”, afirmou o diretor geral da MicroStrategy Brasil, Flavio Bolieiro.

A SFR desenvolveu um portal corporativo na intranet da Receita Federal para que os usuários possam acessar as informações do banco de dados. “Estamos trabalhando com certificação digital”, disse a gerente. Isso permitirá que outros órgãos tenham acesso ao sistema. A inclusão e exclusão de usuário são efetuadas por um sistema de controle interno da SRF. O sistema pode ser acessado de duas maneiras: com CPF/senha e Certificação Digital.

Fonte: Gazeta Mercantil

Data da Notícia: 24/09/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet