Projeto de lei altera cobrança de taxa de luz e ameaça receita de municípios

A receita das prefeituras com a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), estimada em R$ 2,5 bilhões por ano, corre risco de cair, caso seja aprovado o projeto de lei federal 1.103/2007, em tramitação na Câmara dos Deputados. O alerta é da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que está mobilizando prefeitos contra o projeto. Protocolada há cerca de um mês pelo deputado Leandro Sampaio (PPS-RJ), a proposta abre espaço para que as contas de consumo de energia elétrica sejam pagas separadamente do tributo municipal.


“Isso é um estímulo à inadimplência”, reclama o presidente da CNM, Paulo Ziulkosky, temendo que muitos consumidores deixem de pagar a CIP, afetando negativamente os orçamentos municipais.


Embora discriminem o valor do tributo na fatura, as concessionárias de energia elétrica fazem a cobrança da CIP junto com a da energia consumida. O código de barras para pagamento é um só. Assim, não há como pagar a conta de luz sem pagar junto a contribuição. A única forma de não pagar o tributo é deixando de pagar toda a conta, o que costuma implicar corte de fornecimento de energia elétrica.


O projeto de Sampaio não chega a impedir que a CIP seja cobrada junto com a conta de luz, mas exige que o documento de cobrança emitido mensalmente pelas concessionárias para cada unidade consumidora contenha dois códigos de barras, um relativo ao consumo de energia e outro específico para a contribuição . Essa separação chegou a ser aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no ano passado, mas em função de recurso administrativo da CNM, a Aneel voltou atrás.


Sampaio admite que o objetivo de seu projeto é dar ao consumidor a opção de contestar o pagamento da CIP, deixando de recolher o tributo, sem que isso implique corte do fornecimento de energia. Na sua opinião, esse é um direito que precisa ser garantido, porque nem todo mundo que paga a CIP dispõe de iluminação pública na rua onde mora ou tem imóvel. “É um absurdo alguém ser obrigado a pagar por um serviço não prestado”, diz o deputado.


A CIP foi criada por uma emenda constitucional em 2002, para custear a conta dos municípios com a iluminação de ruas e praças (eles pagam as concessionárias) e também a expansão das respectivas redes. Substituiu a Taxa de Iluminação Pública (TIP), cuja constitucionalidade vinha sendo questionada. Segundo a CNM, dos 5.562 municípios do país, cerca de 3.800 já aprovaram lei municipal regulando a cobrança do tributo. A alíquota e a base de incidência variam conforme a legislação de cada um. Em geral, é cobrado um percentual sobre o consumo de energia.


Ziulkosky reconhece que pode até haver cobrança da CIP em áreas sem iluminação pública, mas diz que “isso é exceção e não regra”. Para ele, estimular o não pagamento, nesses casos, só pioraria as coisas, ao reduzir a capacidade dos municípios de atacar o problema. Segundo ele, o projeto de Sampaio é uma “discriminação contra os municípios, afinal, se for para separar o que é tributo, teria que haver código de barra separado também para tributos estaduais e federais incidentes sobre a conta de energia”, diz.

Fonte: Valor on line

Data da Notícia: 15/06/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet