Ordem busca arquivar projeto que acaba com liminar em ação fiscal

A seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) já está mobilizada para pedir o arquivamento do projeto de lei que extingüe a possibilidade de uso de liminar em temas tributários. O projeto já foi aprovado na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Agora o texto vai para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois precisa ser aprovado pelo plenário da casa.

Para impedir a sua aprovação, o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, mandou ofício ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia e da Comissão de Finanças e tributação, Virgilio Guimarães , pedindo o arquivamento do texto.

Segundo o presidente da Ordem, a idéia de extinguir liminar em processos tributários causa obstáculos ao direito de defesa ao contribuinte e colabora para que haja abusos das autoridades fiscais.

D’Urso também divulgou nota pública ontem apontando as diversas violações constitucionais e legais que o projeto de lei apresenta, na opinião da entidade.

Entre as violações apontadas na nota, o presidente da entidade cita o artigo 5° da Constituição , inciso XXXV, que garante que a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça de direito.

A nota também diz que “a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) registra milhares de situações de inconstitucionalidade vinculada a abusos tributários tanto da União Federal, quanto dos estados, Distrito Federal e municípios, bem como de outros incontáveis precedentes, afastando a constitucionalidade de limitações arbitrárias à atividade do poder Judiciário”.


O projeto

O Projeto de Lei Complementar nº 75, de 2003, pretende impedir a suspensão de tributos por liminar, alterando o Código Tributário Nacional (CTN).

Pela proposta, uma liminar judicial só suspenderá a exigência do tributo se o contribuinte fizer o depósito em juízo do valor contestado.

A justificativa do projeto de lei é a necessidade de acabar com a grande quantidade de liminares. A prática, segundo a justificativa, permitiria às empresas driblar o pagamento dos tributos e provocar concorrência desleal no mercado.

A proposta teve origem nos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Combustíveis, que começou a funcionar em 2003. A Comissão tratou da operação de distribuidores de combustíveis que se valiam de liminares isentando o recolhimento da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). Em alguns casos, houve a denúncia de venda de liminares na Justiça para suspender o pagamento da contribuição.

Fonte: DCI

Data da Notícia: 06/11/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet