Município do Paraná Questiona Bloqueio de Repasse de ICMS

O município de Fazenda Rio Grande, no Paraná, ajuizou uma Ação Cautelar (AC 508) em que pede efeito suspensivo para a decisão do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PR) que bloqueou o repasse de parcelas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O TJ-PR entendeu que o município não cumpriu integralmente o convênio firmado com o Estado do Paraná, que visava a reforma de uma estrada rural, o que resultou na retenção dos repasses do ICMS no valor de mais de R$ 380 mil.

Na ação, o município sustenta que a decisão é ilegal por afrontar a Constituição Federal e contrariar entendimento do Supremo Tribunal Federal de que não pode haver bloqueio de recursos pelo Estado por conta de convênio, quando este estiver sendo discutido administrativamente ou judicialmente.

O município conta que celebrou com o Estado convênio para a adequação de estradas rurais, o que foi realizado de acordo com os repasses. Diz o município que prestou contas ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná, o que ainda está pendente de julgamento. Existe uma instrução do TC estadual que levanta pendências e opina pela notificação do ex-prefeito para que prestem informações sobre essas pendências.

O município explica ainda que, em 2002, a procuradoria do Estado opinou pelo bloqueio dos repasses municipais. Segundo o município, o bloqueio de recursos de um ente para outro, de acordo com o artigo 160 da Constituição Federal, só é aceito em casos extremos, como nos contratos com cláusulas de garantia. “Em todos os demais casos, o bloqueio é totalmente ilegal e descabido”, afirma.

No caso, salienta, o bloqueio é ilegal, pois a prestação de contas do convênio questionado ainda se encontra pendente de julgamento no Tribunal de Contas do Paraná.

Fonte: STF

Data da Notícia: 19/11/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/