Lula pede mudanças nos impostos, mas sem “mesmice”

O governo estuda a possibilidade de isentar do Imposto de Renda as aplicações financeiras de fundos privados que financiam a infra-estrutura. Essa é uma das propostas em análise, depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou à sua equipe que saia da ‘mesmice’ e proponha medidas ‘ousadas’ para acelerar o crescimento econômico do País para 5% ao ano ou mais.



A primeira versão do pacote, apresentada a Lula na terça-feira, não agradou. Faltou algo forte o suficiente para dar uma marca ao segundo mandato. A cara que Lula quer dar aos próximos quatro anos é a do desenvolvimento, a partir de um boom de investimentos públicos e privados.



Esse objetivo deverá ser perseguido de três formas: redução de impostos sobre investimentos, aumento das verbas públicas para infra-estrutura e um novo marco institucional para a proteção ambiental. Nas discussões preliminares, ficou claro que 90% dos projetos de infra-estrutura estão parados por falta de autorização dos órgãos ambientais.



Foi o conjunto de oito medidas de desoneração de investimentos que Lula achou fraco. Ele continha propostas como aumentar o número de empresas exportadoras que se beneficiam de isenção do PIS e da Cofins na compra de máquinas novas. A chamada ‘MP do Bem’ criou esse incentivo para projetos novos que exportem mais de 80% da produção. A proposta do pacote era reduzir a exigência de exportação para 70%.



Também foram apresentadas a Lula duas alternativas para tratar a CPMF: reduzir a alíquota, hoje em 0,38%, de forma lenta e gradual ao longo de uma década ou cortar a alíquota mais rápido, mas só sobre alguns setores mais afetados por ela, como, por exemplo, o setor financeiro. A CPMF acaba em dezembro de 2007, mas o governo vai pedir ao Congresso que a prorrogue.



Lula achou pouco. Em busca de mais ousadia, a equipe econômica tirou outras idéias da gaveta. A proposta de isentar do pagamento do IR os fundos privados de financiamento da infra-estrutura foi apresentada ao governo pela Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib). Há no governo quem defenda encampá-la, com algumas alterações.



Está em estudo também a hipótese de cortar a tributação sobre toda a cadeia produtiva da construção civil. Há dois anos, o governo vem baixando pacotinhos de redução a zero do IPI sobre material de construção. As listas seguiram a lógica de beneficiar os ‘puxadinhos’, as obras de pequeno porte. É possível que agora ela seja estendida a produtos mais pesados no custo das grandes construtoras, como o cimento, por exemplo.

Fonte: Jornal da Tarde

Data da Notícia: 21/11/2006 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet