Justiça pode fixar prazo de emissão da CND

Empresas que buscam na Justiça a Certidão Negativa de Débitos (CND) podem solicitar ao Judiciário o estabelecimento de prazo para que a Secretaria da Receita Federal (SRF) emita o documento. Neste ano até ontem, em todo o país, cerca de 6,780 milhões de pessoas jurídicas acessaram o sítio da Receita para obter a CND. Em todo o ano passado, mais de 8,469 milhões de pessoas jurídicas realizaram o acesso que fornece o nada-consta junto ao Fisco.

Para que as empresas solicitem a fixação de um prazo para emissão da CND é preciso provar na Justiça a necessidade da urgência, como o interesse específico em um processo licitatório que está vencendo ou o ingresso em programa de fomento mercantil junto às instituições financeiras oficiais, informou o advogado especializado em Direito Tributário Márcio Trindade Santos. De acordo com ele, este recurso é necessário, pois é comum as empresas serem pegas de surpresa, pois a Receita relaciona débitos dos contribuintes sem aviso, mesmo esta prática não sendo permitida.

“Sem a CND ou uma Certidão Positiva com Efeito de Negativa (CPEN), as empresas não podem participar de licitações ou obter linhas de financiamento. Não é comum, mas já existem decisões judiciais que determinaram prazo para que a Receita emita a CND. Se os advogados começarem a incluir esta solicitação ao realizar o requerimento, é possível que haja mais agilidade no trabalho da Receita, além de formar jurisprudência em favor das empresas em dia com os impostos mas que ainda possuem o nome inscrito no banco de dados de inadimplentes”, afirmou.

Fonte: Diário do Comércio

Data da Notícia: 10/10/2006 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet