Integração da Receita deve simplificar procedimentos

Josette Goulart – A Secretaria da Receita Federal – agora Receita Federal do Brasil – intensificou neste ano a implantação de projetos com o objetivo de reduzir o número de obrigações acessórias para os contribuintes. Além da nota fiscal eletrônica e da integração dos fiscos estaduais, municipais e federais, também estão em andamento projetos para a integração de sistemas com a Receita Previdenciária e ainda para escrituração digital.

O secretário-adjunto da Receita Federal, Paulo Ricardo de Souza Cardoso, disse durante o II Congresso Internacional de Direito Tributário do Rio de Janeiro, na semana passada, que a partir de 2008 o contribuinte deverá fazer uma única declaração – no lugar das duas que faz hoje e que se destinam à Receita Federal e à Receita Previdenciária. A integração dos sistemas das duas Receitas será gradual, segundo Cardoso, mas ele garante que já há troca de informações. “O contribuinte nem vai perceber a mudança”, diz Cardoso. As delegacias regionais, por sua vez, foram unificadas em quase todo o país. Faltam ainda se adequar os Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O projeto de escrituração eletrônica entra em vigor também em 2008 e tem como condição o uso da certificação digital. Serão dez mil empresas, a partir do ano que vem, que prestarão suas informações digitalmente e terão acesso imediato aos dados informados à Receita, segundo Cardoso. Além disso, a idéia é que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Central (BC) também possam ter acesso a estes dados na medida em que necessitarem de informações.

Dos outros projetos em andamento, Cardoso disse que a nota fiscal eletrônica está em funcionamento em São Paulo, Rio Grande do Sul e em outros onze estados. Já o cadastro único, realizado em parceria com os Estados, foi implantado em São Paulo e na Bahia e até julho outros oito Estados e dez capitais deverão estar em sintonia com o fisco federal, garante o secretário.

Fonte: Valor Online

Data da Notícia: 15/05/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet