Fazenda dá benefício tributário a setor de turismo

As empresas do setor do turismo foram beneficiadas com três novas medidas de redução tributária. Ontem, na reunião do Conselho Nacional de Turismo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cobrada sobre fechaduras eletrônicas foi reduzida de 10% para 5%. Além disso, foi autorizada a depreciação acelerada para bens móveis utilizados em hotéis.

Foram definidos três diferentes níveis para essa depreciação acelerada. Para oito horas de uso diário desses bens, a depreciação é de 10% em dez anos. Para 16 horas, 15% em seis anos e meio. No caso de 24 horas de uso, 20% em cinco anos. Também foi concedida a depreciação incentivada (fiscal) para novos investimentos realizados até 31 de dezembro de 2010. Nesse caso, caem pela metade os prazos estabelecidos para a depreciação dos bens móveis.

Mantega comentou que os aumentos da renda, do consumo e do crédito estão permitindo que mais brasileiros possam desfrutar do turismo. Com as medidas anunciadas ontem, bens duráveis – ar-condicionado, geladeiras, camas etc – que não são exatamente bens de capital não podiam ter direito à redução de IPI. “Estamos reduzindo pela metade o tempo de depreciação desses equipamentos. Essa depreciação é custo que será contabilizado nas demonstrações das empresas, de modo que tenham um lucro maior e possam fazer mais investimentos”, explicou.

Além das três medidas de desoneração anunciadas ontem por Mantega, outros benefícios fiscais já tinham sido concedidos. O Ministério da Fazenda informou que tinha baixado a zero a alíquota do Imposto de Renda Retido na Fonte nas remessas para o exterior voltadas à promoção de destinos turísticos brasileiros.

O turismo também foi autorizado a permanecer no regime cumulativo das contribuições PIS/Pasep e Cofins sobre as principais receitas. Para o setor, a alíquota ficou em 3,65%, diante dos 9,25% do regime não-cumulativo. Também tinha sido reduzido em 75% o Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) do turismo nas áreas da Amazônia Legal e do Nordeste pelo período de dez anos contados do início da operação.

No âmbito do IPI, segundo o governo, já tinha sido zerada a alíquota sobre embarcações compradas por empresas nacionais de turismo. Para as embarcações de mais de 12 pés, a carga tinha diminuído de 25% para 10%.

O Ministério da Fazenda também considera desoneração a possibilidade de as empresas do setor turístico com faturamento anual de até R$ 2,4 milhões optarem pelo regime tributário do Simples Nacional.

Fonte: Valor Econômico

Data da Notícia: 05/09/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet