Empresários pedem compensação de dívidas do IPI

Empresas que não pagavam o IPI nessas compras terão de recolher o imposto desde o momento em que deixaram de pagá-lo

Entidades que representam o empresariado devem propor ao governo a compensação de dívidas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) com créditos do Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). A medida compensatória é vista como salvação para as empresas ficarem em dia com o fisco, depois da recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que tornou retroativo o recolhimento do IPI para as empresas que deixavam de pagar o tributo na compra de matérias-primas com alíquota zero ou não-tributadas.

No último dia 25, por dez votos a um, o Supremo decidiu que as empresas que não pagavam o IPI nessas compras terão de recolher o imposto desde o momento em que deixaram de pagá-lo. Há empresas que deixaram de pagar o tributo desde 2002, mediante obtenção de liminares ou por se basearem em decisões similares favoráveis aos contribuintes julgadas pelo próprio STF em dezembro daquele mesmo ano. Segundo o advogado tributarista Regis Pallotta Trigo, do escritório Marcondes Advogados, há em sua carteira de clientes empresas que terão de recolher até R$ 40 milhões em IPI atrasado, incluindo os juros e as multas devidas.

Compensação – Segundo o economista-chefe do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Carlos Cavalcante, a compensação do IPI com créditos de Pis e Cofins resolveria a situação de empresas de maior porte, em geral exportadoras, que possuem maior volume a receber. “Esse é um bom momento para colocar em pauta a apropriação dos créditos por meio de compensação, medida que já deu certo no caso de alguns estados, para créditos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).”

Em alguns casos, o economista do Ciesp diz que nem programas de parcelamento resolverão a situação de endividamento em razão do alto volume a ser negociado. Outra opção proposta por ele seria a inclusão das pendências na dívida ativa da União. Estimativas apontam que as empresas têm de recolher mais de R$ 100 bilhões à Receita Federal pelo acumulado dos últimos 5 anos.

Fonte: Diário do Comércio

Data da Notícia: 27/06/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet