Emenda pode acirrar ações contra Cofins

Alvo da disputa é a restrição aos créditos

Marta Watanabe

Os especialistas que estudam o texto da emenda constitucional da reforma tributária estão detectando novos argumentos que podem auxiliar as empresas numa disputa judicial para garantir o uso de mais créditos no cálculo não-cumulativo dos 9,25% devidos de Programa de Integração Social (PIS) e de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

O tributarista Waldir Braga, sócio do escritório Braga & Marafon, acredita que a Emenda Constitucional nº 42/03 trouxe para as empresas ao menos um argumento a mais nesse sentido. Ele lembra que até a edição da emenda não existia nenhuma previsão constitucional de não-cumulatividade para o PIS e a Cofins. “Na verdade o que tínhamos antes da emenda não era exatamente a não-cumulatividade. Era um sistema de cálculo do PIS com abatimento de créditos”, argumenta o advogado. Ficava, portanto, a critério de leis ordinárias a definição de quais créditos os contribuintes poderiam tomar no cálculo do PIS. Por isso, lembra ele, mesmo que injustas, as restrições para o crédito de PIS e Cofins estabelecidas pelas Leis nº 10.637/02 e 10.833/03 acabavam sendo legais.

Para Braga, a discussão sobre a restrição dos créditos muda com a promulgação da emenda da reforma tributária. Com a alteração, a Constituição passa a delegar às leis apenas a definição dos setores de atividade econômica que ficarão sujeitas ao pagamento não-cumulativo de contribuições sociais. Ou seja, uma vez definidos quais os setores econômicos que devem ficar submetidos ao novo cálculo do PIS e da Cofins, esses segmentos de atividade ficam beneficiados com uma não-cumulatividade que ganha “status constitucional”. Ou seja, há rigorosamente um princípio da não-cumulatividade que passaria a nortear o cálculo dos dois tributos. Com a previsão constitucional, uma lei ordinária não poderia criar restrições para o crédito de PIS e Cofins. “A lei ordinária não pode mais vedar a admissão de alguns créditos, mas apenas determinar quais setores serão alvo do cálculo não-cumulativo.”

O argumento pode ser usado, lembra Braga, para o questionamento judicial de várias restrições ao créditos do PIS e da Cofins como, por exemplo, a limitação imposta para os serviços de telecomunicações, além de contratos que não são ligados diretamente ao setor produtivo, como fornecimento de vale-refeição, consultoria jurídica ou mesmo aquisição de bens para uso e consumo.

Fonte: Valor Econômico

Data da Notícia: 16/02/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet