Distrito Federal cria comitê para regulamentar Lei Geral

Decreto criando a entidade foi apresentado na mobilização da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas

O Distrito Federal terá um comitê para tratar da regulamentação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e uma Frente Parlamentar na Câmara Distrital também para tratar do tema. As medidas foram anunciadas em mobilização da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas no Congresso Nacional, promovida na manhã desta terça-feira (19) na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC) em Brasília.

A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa está em vigor desde dezembro de 2006 – com exceção do Simples Nacional, que terá vigência a partir de julho, mas precisa de regulamentações em âmbito federal, estadual e municipal.

Integrada por deputados e senadores e com o apoio do Sebrae, a Frente Parlamentar percorreu vários estados sensibilizando governos a regulamentar a Lei. Uma das estratégias é o incentivo à criação de comitês estaduais para tratar do assunto, além de frentes parlamentares.

O decreto de criação do Comitê Distrital de implementação da Lei Geral, assinado pelo governador do DF, José Roberto Arruda, foi apresentado pelo vice-governador, Paulo Octávio. De acordo com ele, o comitê será integrado por representantes de entidades empresariais e de governo. Sua previsão é que o grupo comece a se reunir no dia 1º de julho, quando passa a vigorar o Simples Nacional – o novo sistema de tributação das micro e pequenas empresas criado pela Lei Geral.

Paulo Octávio disse que, com a medida, “Brasília mostra o comprometimento” com a Lei Geral. Ele lembrou que a iniciativa soma-se a outra medida recente do governo do DF, que adotou o teto máximo de R$ 2,4 milhões para que micro e pequenas empresas locais possam aderir ao Simples Nacional. Trata-se, avalia, de “questão de inteligência”, já que os benefícios da Lei incentivam a formalização dos negócios.

A criação de uma Frente na Câmara Distrital também foi solicitada por integrantes da Frente Parlamentar do Congresso. E o desafio foi aceito pelo presidente da Câmara local, Alírio Neto. Ele convidou os líderes empresariais presentes ao evento “a contribuir com o trabalho”.

A Lei Geral tem por base proposta elaborada pelo Sebrae, que levou em conta reivindicações de lideranças empresariais. Na mobilização da Frente, em Brasília, o presidente do Conselho Deliberativo Nacional da Instituição, senador Adelmir Santana, lembrou esse trabalho, além das mobilizações para aprovação e implementação da Lei.

O senador, que lidera a Frente Parlamentar no Senado, reforçou a necessidade de que “cada um de nós” se envolva na divulgação da Lei para fazer com que seus benefícios cheguem aos empresários de todo o País. Entre os benefícios citou a redução de burocracia e de tributos. A Lei, avalia, “fará uma revolução na economia”, possibilitando a sobrevivência e desenvolvimento das empresas e a formalização dos negócios. “Ninguém é informal porque deseja; é por subsistência”, disse.

O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, lembrou que a Caravana pela Lei Geral já percorreu grande parte do País. Em seis estados e no DF, já foram criados comitês estaduais e seis outros já se mobilizam nesse sentido. Lembrou também a criação de frentes parlamentares estaduais, ações para implementar o cadastro sincronizado em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, e a instituição de Lei Geral municipal em municípios como Maringá (PR), Cariacica (ES) e outros que se preparam nesse sentido.

Na sua avaliação, são avanços, mas ainda é preciso mais esforço na divulgação da Lei. Da parte do Sebrae, Okamotto anunciou o início, em julho, de uma ampla campanha explicando e incentivando a adesão à Lei. “Vamos continuar trabalhando, porque demos apenas o primeiro passo”, afirmou.

Com o evento em Brasília, a Frente Parlamentar encerrou a primeira etapa das mobilizações. Segundo o presidente da Frente, deputado José Pimentel, a próxima ocorrerá no início do segundo semestre, com um encontro nacional para debater aprimoramentos da legislação. Ele também destacou a importância da Lei. Para ele, trata-se “da verdadeira reforma tributária no País”.

Participaram lideranças empresariais, o relator do então projeto da Lei Geral na Câmara, deputado Luiz Carlos Hauly, o superintendente do Sebrae no Distrito Federal, Flávio Queiroga, o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos e outros integrantes do Sistema Sebrae.

Na ocasião, o senador Adelmir Santana entregou o livro que conta a trajetória de mobilizações, discussão e aprovação da Lei Geral para o vice-governador do DF, Paulo Octávio, e para o presidente da Câmara Distrital, deputado Alírio Neto.

Fonte: Agência Sebrae

Data da Notícia: 21/06/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/