Contribuintes baianos são os mais bem atendidos do Brasil
Contribuintes baianos são os mais bem atendidos do Brasil Secretaria da Fazenda conquista pela terceira vez consecutiva prêmio que identifica as melhores práticas em serviços de atendimento do país Com uma estratégia própria de atendimento que visa oferecer serviços de qualidade aos contribuintes baianos, a Secretaria da Fazenda do Estado conquistou pelo terceiro ano consecutivo o prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente como a melhor organização do ano na categoria serviços públicos. Os serviços avaliados foram o Call Center, através do número 0800 710071, e o e-mail: faleconosco@sefaz.ba.gov.br, disponível no site da secretaria na internet.
Através do Call Center, os contribuintes têm acesso a serviços da Secretaria da Fazenda, podem solucionar dúvidas sobre os assuntos disponíveis no site e fazer denúncias de vendas sem nota fiscal ou o uso de máquinas calculadoras no lugar dos Emissores de Cupom Fiscal. No Fale Conosco, o contribuinte também pode tirar dúvidas sobre todos os serviços que a Sefaz disponibiliza e enviar críticas ou sugestões.
O prêmio é oferecido pela revista Consumidor Moderno e tem o objetivo de identificar as melhores práticas em serviços de atendimento no Brasil, além de reconhecer as instituições que mantêm altos índices de fidelidade, funcionando como um guia das relações de consumo no país. A premiação será entregue em São Paulo no dia 28 de maio.
Para o secretário da Fazenda, Carlos Martins, é fundamental que a secretaria ofereça sempre um atendimento de alto nível. “Essa premiação servirá também para aumentar ainda mais o nosso compromisso com a qualidade dos serviços prestados”, afirmou.
Números do Atendimento – De janeiro a março deste ano foram recebidas mais de 5 mil mensagens pelo faleconosco@sefaz.ba.gov, sendo todas respondidas em até 48 horas. O call center, nesse mesmo período, atendeu mais de 70 mil ligações. Desse total, 25.326 foram resolvidas pela unidade de resposta audível (URA), serviço automatizado que atende 24 horas por dia, e 44.857 respondidas pela equipe de atendentes da secretaria. Além da velocidade e agilidade no atendimento, na avaliação é verificada também a qualidade da resposta oferecida ao contribuinte.
Site Sefaz – Com o objetivo de facilitar o atendimento ao contribuinte e evitar que ele tenha que se deslocar até uma das inspetorias fazendárias ou aos postos da Sefaz no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), a Secretaria da Fazenda possui atualmente no endereço www.sefaz.ba.gov.br 103 serviços. Os últimos a serem disponibilizados foram o Cadastro Sincronizado, a Compra Confirmada e a Certificação Digital.
Para utilizar os serviços, os contribuintes devem criar uma senha no próprio site e nos últimos três meses cerca de 15 mil delas foram solicitadas. Em 2006, o sefaz.ba recebeu quase 12 milhões de visitas, número que deve ser ultrapassado em 2007 já que só nos três primeiros meses do ano 4,8 milhões de acessos estão registrados.
De janeiro a março de 2007, serviços como a Autorização de Impressão de Documento Fiscal (AIDF) e a Solicitação de Inscrição Estadual foram mais utilizados pela internet, com 90% e 56% do total, respectivamente. Outro serviço muito acessado no www.sefaz.ba.gov.br é o da Emissão de Documentos de Arrecadação Estadual (DAE), que em 2006 foi solicitado mais de 640 mil vezes.
Através do Call Center, os contribuintes têm acesso a serviços da Secretaria da Fazenda, podem solucionar dúvidas sobre os assuntos disponíveis no site e fazer denúncias de vendas sem nota fiscal ou o uso de máquinas calculadoras no lugar dos Emissores de Cupom Fiscal. No Fale Conosco, o contribuinte também pode tirar dúvidas sobre todos os serviços que a Sefaz disponibiliza e enviar críticas ou sugestões.
O prêmio é oferecido pela revista Consumidor Moderno e tem o objetivo de identificar as melhores práticas em serviços de atendimento no Brasil, além de reconhecer as instituições que mantêm altos índices de fidelidade, funcionando como um guia das relações de consumo no país. A premiação será entregue em São Paulo no dia 28 de maio.
Para o secretário da Fazenda, Carlos Martins, é fundamental que a secretaria ofereça sempre um atendimento de alto nível. “Essa premiação servirá também para aumentar ainda mais o nosso compromisso com a qualidade dos serviços prestados”, afirmou.
Números do Atendimento – De janeiro a março deste ano foram recebidas mais de 5 mil mensagens pelo faleconosco@sefaz.ba.gov, sendo todas respondidas em até 48 horas. O call center, nesse mesmo período, atendeu mais de 70 mil ligações. Desse total, 25.326 foram resolvidas pela unidade de resposta audível (URA), serviço automatizado que atende 24 horas por dia, e 44.857 respondidas pela equipe de atendentes da secretaria. Além da velocidade e agilidade no atendimento, na avaliação é verificada também a qualidade da resposta oferecida ao contribuinte.
Site Sefaz – Com o objetivo de facilitar o atendimento ao contribuinte e evitar que ele tenha que se deslocar até uma das inspetorias fazendárias ou aos postos da Sefaz no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), a Secretaria da Fazenda possui atualmente no endereço www.sefaz.ba.gov.br 103 serviços. Os últimos a serem disponibilizados foram o Cadastro Sincronizado, a Compra Confirmada e a Certificação Digital.
Para utilizar os serviços, os contribuintes devem criar uma senha no próprio site e nos últimos três meses cerca de 15 mil delas foram solicitadas. Em 2006, o sefaz.ba recebeu quase 12 milhões de visitas, número que deve ser ultrapassado em 2007 já que só nos três primeiros meses do ano 4,8 milhões de acessos estão registrados.
De janeiro a março de 2007, serviços como a Autorização de Impressão de Documento Fiscal (AIDF) e a Solicitação de Inscrição Estadual foram mais utilizados pela internet, com 90% e 56% do total, respectivamente. Outro serviço muito acessado no www.sefaz.ba.gov.br é o da Emissão de Documentos de Arrecadação Estadual (DAE), que em 2006 foi solicitado mais de 640 mil vezes.