Bancas preparam-se para rediscutir Cofins

21/11/2007

Os escritórios de advocacia estão agitados com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de levar novamente a plenário a discussão sobre a inconstitucionalidade do aumento da alíquota da Contribuição Financeira para a Seguridade Social (Cofins) de 2% para 3%. A questão estava como morta, mas foi ressuscitada por decisão unânime, publicada no início do mês, dos ministros do Supremo ao analisar novos argumentos.

A Lei 9.718/98, que instituiu o aumento da alíquota, também definiu a base de cálculo do tributo como “a totalidade das receitas auferidas pela pessoa jurídica”. Em 1999, as empresas correram às bancas de advocacia para questionar a constitucionalidade do aumento, mas foram infelizes.

O advogado Tércio Chiavassa, do Pinheiro Neto Advogados, explica que, na época, o principal argumento era dizer que a elevação da alíquota foi instituída por lei ordinária, mas deveria ter sido feita por lei complementar.

Nesse meio tempo, o Supremo julgou inconstitucional o conceito de base de cálculo da Cofins como “a totalidade das receitas”. Isso porque esse conceito incluía o dinheiro que entra no caixa das empresas por causa, por exemplo, de receitas como aluguel e aplicações financeiras.

Por isso, os advogados passaram a argumentar que: se o STF julgou inconstitucional a nova base de cálculo do tributo, não há sentido julgar constitucional a nova alíquota do tributo. “O STF já havia decidido que lei ordinária pode aumentar alíquota de tributo. Mas, por nossa ótica, a Lei 9.718/98 criou um novo tributo, o que exige, sim, lei complementar”, alega Chiavassa.

A decisão que levará o STF a reavaliar o aumento da alíquota da Cofins foi obtida pelo escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. A banca tem centenas de ações tramitando nesse sentido. “Se trata-se de novo tributo, com nova materialidade, tem que voltar o tributo antigo. O Judiciário não pode ser legislador”, afirma o advogado Marcos Joaquim Gonçalves Alves, do Mattos Filho. De acordo com o advogado, será juntado aos demais cinco pareceres de juristas brasileiros em defesa da tese, o parecer favorável do jurista português Paulo Borges.

A tributarista Viviane Moreno Lopes, do Trigueiro Fontes Advogados, afirma que deverá haver grande demanda de clientes do escritório para pedir essa devolução, com correção. “E o interessante é entrar logo com a ação na Justiça, já que só poderá ser pedido de volta o tributo pago a mais nos últimos cinco ou dez anos”, afirma Viviane.
A advogada do Braga & Marafon, Carolina Nagai, afirma que o escritório só tem decisões favoráveis ao contribuinte em relação à base de cálculo do tributo. “Quanto à alíquota, temos perdido nos tribunais regionais federais, na maioria das vezes”, afirma. O escritório discute o aumento da alíquota em mais de 50 ações.

Segundo Carolina, a banca tem argumentado que a alteração de alíquota da Cofins deveria ser imposta por lei complementar e que se a alteração da base de cálculo foi considerada inconstitucional, o aumento da alíquota também o é.

A advogada diz que se o STF decidir em favor dos contribuintes, eles poderão entrar com ação pedindo restituição do tributo pago a maior ou compensação com qualquer tributo administrado pela Receita Federal. “Quem já tiver ação, deverá esperar o julgamento e, se tiver depósito do valor, poderá levantar a quantia corrigida pela Selic”, diz Carolina.

Fonte: Gazeta Mercantil

Data da Notícia: 21/11/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/