1ª Turma indefere habeas para empresários acusados de crimes contra a ordem tributária

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) indeferiu o pedido de Habeas Corpus (HC) 90836, impetrado pela defesa de A.M.M. e D.V.S., sócios da empresa Naxa Tecnologia Ltda. Assim, fica mantido o andamento do inquérito policial a que respondem por supostos crimes contra a ordem tributária e falsidade ideológica (artigo 1º, incisos I a V da Lei 8.137/90 e artigo 299, ambos do Código Penal Brasileiro).

De acordo com a defesa, policiais federais entraram no escritório dos acusados sem mandado judicial e sem ordem judicial para a apreensão de bens na empresa, fatos que caracterizariam ofensa à garantia constitucional da inviolabilidade do domicílio e obtenção de prova por meios ilícitos. Assim requeriam a concessão de habeas para determinar o trancamento do inquérito e a suspensão do indiciamento dos acusados.

O relator do caso, ministro Ricardo Lewandowski, indeferiu o habeas por entender correta a decisão atacada, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que afastou qualquer indício de arbitrariedade dos agentes policiais ao entrarem na empresa, já que o fizeram com o consentimento daquele que se apresentou como responsável pela empresa no momento da diligência. Para o ministro, o acesso à empresa foi franqueado por um dos gerentes da Naxa Tecnologia, quando foram recolhidos documentos fiscais anexados ao inquérito. Quanto às alegações sobre eventual ilegalidade de provas constantes do processo, o ministro ponderou que não cabe esse debate em pedido de habeas corpus, podendo o mesmo ocorrer, com cognição ampla, no decorrer da ação penal.

A Turma, por unanimidade, indeferiu o habeas, de acordo com o voto do ministro Ricardo Lewandowski.

Fonte: STF

Data da Notícia: 13/06/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/