Curso de Extensão – Introdução à Advocacia Tributária – Turma 2 – 18/03/2022

· 30 de abril de 2022

Conteúdo Programático

Objetivo: Trazer conhecimentos relevantes e práticos sobre o exercício da advocacia tributária no âmbito do contencioso administrativo e judicial e consultoria, bem como atualização quanto às mudanças legislativas e jurisprudenciais, com especial ênfase na jurisprudência dos órgãos julgadores administrativos (federais, estaduais e municipais) e tribunais superiores (STF e STJ).

O curso será dividido em módulos, nos quais serão tratados os temas de maior importância, sempre com enfoque prático e segundo o entendimento adotado pelos tribunais e órgãos da administração.

MODULO I – DIREITO TRIBUTÁRIO CONSTITUCIONAL À LUZ DA JURISPRUDÊNCIA DO STF

Nesse módulo, todos os temas serão tratados mediante análise de julgados do STF e dos efeitos práticos daí decorrentes em relação ao entendimento adotado pelos demais tribunais (judiciais e administrativos) e órgãos da administração

  1. Princípios constitucionais tributários (aplicação e alcance)
    1. A relativização da legalidade (SAT/RAT – RE n. e elevação das alíquotas do PIS e COFINS de receitas financeiras. RE n. 1043313). Capacidade Contributiva – e a extensão a todos os tributos. Subjetiva (ou relativa) e objetiva (ou absoluta). Capacidade contributiva x capacidade econômica. Progressividade fiscal
    1. Anterioridade e a revogação de isenções (e demais incentivos e benefícios). Anterioridade na edição de normas gerais (Tema 1093).
    1. Não confisco e as multas tributárias (proporcionalidade e razoabilidade). Temas em RG no STF.
    1. Irretroatividade da lei tributária e a ampliação dos poderes de fiscalização (CPMF e quebra de sigilo bancário – Tema 225)
    1. Isonomia e regimes especiais (Simples Nacional, ISS e sociedades uniprofissionais, incentivos e benefícios fiscais, isonomia e a EC 20/98 – bases de cálculo diferenciadas para as contribuições sociais destinadas à Seguridade Social, tendo por fator de discrímen ou critério de diferenciação a atividade econômica, a utilização intensiva de mão-de-obra, o porte da empresa ou a condição estrutural do mercado de trabalho)
    1. Liberdade de tráfego (DIFAL e as alíquotas interestaduais). Princípio da uniformidade geográfica (e a ZFM). Princípio da não discriminação de bens e serviços em razão da sua procedência e destino
    1. Princípios específicos – Não-cumulatividade, Seletividade das alíquotas em razão da essencialidade do produto e da mercadoria. Seletividade das alíquotas nas operações envolvendo energia elétrica (RE 714139)
    1. Imunidades de impostos e de outras espécies tributárias
      1. Objetivas ou subjetivas (e mistas); genéricas ou específicas; técnicas ou principiológicas; autoaplicáveis e não autoaplicáveis
      1. Imunidade recíproca – STF. Prestadoras de serviço público. Empresas públicas exploradoras de atividade econômica com fins lucrativos (RE n. 285.716). RE 601.720. Tema 437 – Incide o IPTU considerado imóvel de pessoa jurídica de direito público cedido a pessoa jurídica de direito privado, devedora do tributo (Tema 385)
      1. Imunidade dos Templos de Qualquer culto. Súmula Vinculante 52 e a imunidade de imóveis alugados a terceiros. Aprovação (pela Câmara) da PEC 200/2016. Imunidade dos partidos políticos, inclusive suas fundações. Imunidade das entidades sindicais dos trabalhadores.
      1. Imunidade das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos (Súmula 730 do STF). Tema 32 – RG no STF. A lei complementar é forma exigível para a definição do modo beneficente de atuação das entidades de assistência social contempladas pelo art. 195, § 7º, da CF, especialmente no que se refere à instituição de contrapartidas a serem por elas observadas. Tema 342 – (não) extensão da imunidade tributária ao contribuinte de fato.
      1. Imunidade dos livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão. Tema 593 (A imunidade tributária constante do art. 150, VI, d, da CF/88 aplica-se ao livro eletrônico (e-book), inclusive aos suportes exclusivamente utilizados para fixá-lo)
      1. Outras Imunidades – Impostos: IPI – art. 153, § 3º. III – não incidirá sobre produtos industrializados destinados ao exterior; ITR – art. 153, § 4º, II – não incidirá sobre pequenas glebas rurais, definidas em lei, quando as explore o proprietário que não possua outro imóvel (art. 2º da Lei n.º 9.393/96); ICMS – art. 155, § 2º, X – não incidirá: a) sobre operações que destinem mercadorias para o exterior, nem sobre serviços prestados a destinatários no exterior, assegurada a manutenção e o aproveitamento do montante do imposto cobrado nas operações e prestações anteriores; b) sobre operações que destinem a outros Estados petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e energia elétrica; c) sobre o ouro, nas hipóteses definidas no art. 153, § 5º (como ativo financeiro ou instrumento cambial); d) nas prestações de serviço de comunicação nas modalidades de radiodifusão sonora e de sons e imagens de recepção livre e gratuita; Imunidade do ITBI na integralização de capital de pessoa jurídica (RE n. 796.376).
    1. Competência tributária e espécies tributárias (conflitos de competência)
      1. Conflitos de competência na vertical (e.g. ISS) e na horizontal (e.g. ICMS, IPI, ISS)
    1. Função da lei complementar tributária (na edição de normas gerais e como ordenadora de competências tributárias)
      1. Teoria dicotômica x tricotômica
      1. O papel da LC na “definição de tributos e de suas espécies, bem como, em relação aos impostos discriminados nesta Constituição, a dos respectivos fatos geradores, bases de cálculo e contribuintes
    1. Impostos e Contribuições em espécie
      1. Impostos federais (art. 153 e incisos da CF)
      1. Impostos estaduais (art. 155 e incisos da CF)
      1. Impostos municipais (art. 156 da CF)
      1. Contribuições (sociais gerais, destinadas à Seguridade Social, CIDE e corporativas)

Total – 4 encontros (12 horas/aula)

Dias 18/03, 19/03, 25/03 e 26/03. 

Professores: German Alejandro San Martín Fernández e José Maria Arruda de Andrade 

MÓDULO II – NORMAS GERAIS EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA – ESTUDO DO CTN E A INTERPRETAÇÃO DADA PELOS TRIBUNAIS (E PELA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA) ÀS SUAS DISPOSIÇÕES

Nesse módulo, as normais gerais serão abordadas mediante confrontação com julgados repetitivos do STJ, Súmulas e decisões de órgãos administrativos.

2.1. Obrigação, crédito e lançamento tributários (modificação dos critérios jurídicos, alterabilidade do lançamento, vício material x vício formal). Erro de fato e erro de direito. REsp 1130545 (Repetitivo) (Prof. Thais de Laurentiis).

2.2. Prescrição e Decadência (análise dos repetitivos do STJ e das teses fixadas). Súmula 555 do STJ. REsp n.º 973.733/SC. Resp 1.120.295/SP. Súmula 436/STJ. Prescrição – Teses firmadas em repetitivo pelo STJ – Resp n.º 1.340.553 – RS (Prof. Renata Elaine Silva)

2.3. Responsabilidade tributária (PN COSIT 4/2018 e a solidariedade por grupo econômico, solidariedade por interesse comum – Resp n. 1.273.396-DF, responsabilidade dos administradores e a jurisprudência do STF – RE n. 562.276/PR e STJ – Súmulas 430). Responsabilidadedos profissionais – contadores e advogados (ADI 6.284) (Prof. Mariel Oris Gameiro)

2.4. Hipóteses de suspensão, exclusão e extinção do crédito (parcelamentos ordinários e especiais, interpretação de regras de isenção, regras de compensação, transação – federal e estadual/SP) (Prof. Caio Bartine.)

2.5. Poderes e prerrogativas da fiscalização x direitos dos contribuintes (quebra de sigilo bancário, cruzamento de dados, troca de informações entre fiscos) (Prof. Caio Bartine) dia 09.04

Total – 4 encontros – 12 horas/aula

Dias 01/04, 02/04, 08/04, e 09/04. 

Professores: Mariel Orsi Gameiro,  Renata Elaine Silva, Thaís de Laurentiis e Caio Bartine.

MÓDULO III – PROCESSO JUDICIAL E ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO

Noções práticas das principais ações tributárias e do contencioso administrativo tributário. Enfoque na análise da jurisprudência judicial (Repetitivos e Súmulas) e administrativa (TIT e CARF)

1. Ações judiciais tributárias (mandado de segurança, declaratória, anulatória e repetição de indébito) Prof. Diego Diniz

2. Execução fiscal e defesa do executado (embargos à execução e exceção de pré-executividade) Prof. Diego Diniz

3. Processo administrativo tributário. Fundamentos comuns às três esferas (federal, estadual e municipal) Prof. Suzana Soares Melo.  

4. Processo administrativo tributário federal (Decreto n. 70.235/72). Aspectos polêmicos e recentes alterações (voto de qualidade pro contribuinte e a ADI, contencioso de pequeno valor e transação no âmbito do contencioso tributário) Prof. Suzana Soares Melo. 

Total – 3 encontros – 9 horas/aula

Dias 29/04, 30/04 e 06/05.

Professores: Diego Diniz Ribeiro e Suzana Soares Melo

MÓDULO IV – CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA INTRODUTÓRIA

Módulo dedicado ao estudo dos conceitos fundamentais de contabilidade para advogados tributaristas

3.1. Conceitos básicos de contabilidade para advogados

3.2. A contabilidade e a lei societária

3.3. Os CPC (Pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis do CFC) e a importância na compreensão das normas tributárias (com ênfase no PIS/COFINS e IRPJ)

3.4. DRE e Balanço patrimonial

Total – 2 encontros – 6 horas/aula

Dias 07/05 e 13/05. 

Professores: Marcelo Magalhães Peixoto e Fernando Dubeux Mattos

MÓDULO V – PRINCIPAIS TESES TRIBUTÁRIAS

Módulo dedicado às recentes decisões do STF e STJ em matéria tributária e seus desdobramentos práticos

1. Contribuições previdenciárias (verbas remuneratórias x indenizatórias) (Carlos Henrique de Oliveira dia 14.05.2022

2. PIS e COFINS (conceito de receita, insumos, desoneração na exportação e polêmicas sobre a base de cálculo) Caio Takano.

3. ICMS – antecipação (RE n. 598.677); substituição tributária/restituição (ADI 2.777) Transferência de mercadorias entre estabelecimentos pertencentes a uma mesma pessoa jurídica – ADC 49, DIFAL na aquisição interestadual de pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional (e DIFAL nas vendas não presenciais (Tema 1093) Prof. German

4. ISS (conceito de serviço e lista anexa – Tema 296 e RE n. 651.703). ISS e licença de uso de software (Tema 590). Inconstitucionalidade da obrigatoriedade de cadastro de prestador de serviços não estabelecido no território do Município – Tema 1.020) Alberto Macedo

5. ITCMD e as doações realizadas no exterior (RE 851.108).Extensão daimunidade do ITBI na integralização de capital de pessoa jurídica (RE n.796.376/SC)  Prof. Alberto Macedo

Total – 4 encontros – 12 horas/aula

Dias 14/05, 20/05, 21/05 e 27.05.

Professores: Alberto Macedo, Caio Takano, German Alejandro San Martín Fernández e Carlos Henrique  

Coordenação Geral:

Marcelo Magalhães Peixoto
Presidente Fundador da APET – Associação Paulista de Estudo Tributário
Advogado e Contabilista – Sócio da Magalhaes Peixoto Advogados.
Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP, Especialista em Direito Tributário IBET-SP- 1999/2000.
Autor e Coordenador de Diversos Livros na Área Tributária
Ex- Membro do CARF- Conselho Administrativo de Recursos Fiscais
Ex-Juiz do TIT – Tribunal de Impostos e Taxas

Coordenador científico: German Alejandro San Martín Fernández

Mestre em Direito do Estado (Direito Tributário) pela PUC/SP. Ex -Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo (2008-2011). Ex-Conselheiro do CARF (2011-2016). Professor de Direito Tributário, Financeiro e Planejamento Tributário (graduação e pós-graduação) da FAAP. Professor convidado nos cursos de pós-graduação em Direito Tributário da Escola Paulista de Direito – EPD e da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Diretor Científico da APET (Associação Paulista de Estudos Tributários).

Carga Horária: 51 horas – com 17 encontros de 3 horas. (sextas das 19h até as 22h e sábados, das 9h as 12h, entre os dias 19/03 até 22/5). 

Calendário de aulas: 18.03, 19.03, 25.03, 26.03, 01.04, 02.04, 08.04, 09.04, 29.04, 30.04, 06.05, 07.05, 13.05, 14.05, 20.05, 21.05 e 27.05.  

Whatsapp: (11) 95170-0455

Email: curso@apet.org.br

Local: SP – Avenida Paulista, 509, cj 511, Bela Vista, CEP: 01311-910

Disposições Gerais:

* Os valores adiantados somente serão devolvidos mediante requerimento escrito nesse sentido, protocolado na secretaria da APET antes do início das aulas, descontados 25% vinte e cinco por cento) à título de taxa administrativa.

* Ressaltamos que na hipótese de desistência/cancelamento por iniciativa do aluno no decorrer do curso, não será devolvido nenhuma quantia a título de restituição.
* A devolução dos valores pagos no caso de pedido expresso de devolução, será efetuada na forma acima descrita, entre 30 e 45 dias após o protocolo de solicitação, em razão do fluxo de caixa do Instituto.


* As turmas terão quórum mínimo, e na hipótese de inobservância deste quórum, bem como em qualquer outra hipótese alheia ao matriculado, de inexecução do contrato, os valores serão devolvidos integralmente em 7 (sete) dias.

* A ausência de algum dos professores descritos no programa anexo à este contrato não o invalida. Podendo, a entidade, substituí-lo por outro do mesmo grau de conhecimento.
* É vedado ao aluno, ceder e transferir para terceiros os direitos existentes nesse contrato.

Sobre os Curso da APET:

Os cursos ministrados pela APET são de extensão profissionalizante, desvinculados da proposta de preparação de professores, regulada pelo MEC, e têm como objetivo o aprofundamento prático – sem esquecer da teoria –, indispensável para a atuação no mercado de trabalho. Atualmente, o mercado exige, cada vez mais, que os profissionais tenham conhecimento prático e teórico sobre os tributos, o que amplia consideravelmente o leque de serviços a serem prestados, em que se faz necessário o aprimoramento na qualidade do trabalho e na atualização de conhecimentos. Por este motivo, o objetivo do curso – ministrado por professores que atuam no mercado – é apresentar um panorama do sistema tributário nacional, enfocando os principais aspectos relativos às normas gerais de direito tributário, espécies de tributos e processos administrativos e judiciais, sempre a luz da jurisprudência e doutrina atual.

3

meses

Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema

Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula

visitas
Matricular-se
R$ 2900,00 ou 10 x R$ 290,00

Curso Includes

  • 32 Aulas

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet