A ilusão do Refis

Moacyr Pinto Jr

Extinguir dívida ativa impossível de ser cobrada, estipular regras claras para parcelamentos de débitos tributários, vedar “parcelamentos especiais” e impedir a formação de passivos tributários impossíveis de serem pagos são providências que, integradas, beneficiam todos: contribuintes, fazendas públicas e Poder Judiciário.

Palavras chaves: direito tributário, dívida ativa, prescrição, parcelamento, administração fiscal.

 

O Congresso Nacional aprovou projeto de conversão da Medida Provisória 600 de 2012 que dispunha, essencialmente, sobre o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste e constituía fonte adicional de recursos para ampliação de limites operacionais da Caixa Econômica Federal.

 

Na Câmara dos Deputados foi incluído no texto original o artigo 14 que prorroga, até 31 de dezembro de 2013, os prazos previstos nos §12 do artigo 1º e artigo 7º da Lei 11.941 2009 e no §18 do artigo 65 da Lei 12.249 de 2010. Tratam-se de parcelamentos especiais de dívidas tributárias. Há poucos dias a Presidente da República vetou disposição semelhante incluída pelos parlamentares no projeto de conversão da Medida Provisória 594 de 2012. É provável que o dito artigo 14 também seja vetado.

 

O fato, entretanto, enseja refletir sobre o chamado “estoque de dívida ativa”, sobre parcelamento de dívidas tributárias e sobre administração fiscal.

 

A maior parte do chamado “estoque de dívida ativa” federal, estadual e municipal não vai ser paga nunca. Prova: mesmo depois de muitos programas especiais de parcelamento – Refis, Paes, Paex, Refis da Crise – o tal “estoque” aumentou ainda mais e as fazendas públicas continuaram ser os maiores clientes do Poder Judiciário dando a principal causa à crise que acomete o Poder Judiciário conhecida de todos. Podem contribuir para a solução do problema (1) estipular hipótese de prescrição para dívida ativa depois de ajuizada execução fiscal, (2) codificar as possibilidades de parcelamento de débito tributário e vedar parcelamentos extravagantes e, finalmente, (3) impedir a constituição de débitos tributários “impagáveis”.

 

De acordo com o Código Tributário Nacional, a ação para cobrança do crédito tributário prescreve em cinco anos contados da sua constituição definitiva e o despacho do juiz que determinar a citação interrompe a contagem do referido prazo (Art. 174). A lei deveria estipular prazo de um ano, contado a partir do despacho mencionado, para extinção da ação e do crédito tributário respectivo, no caso de não serem encontrados e penhorados bens do devedor ou dos responsáveis. Os efeitos seriam imediatos: redução de processo inúteis que superlotam o judiciário sem nenhuma possibilidade de solução com economia para todas as partes e extinção, por prescrição, de créditos tributários que nunca serão satisfeitos com redução do chamado “estoque” de dívida ativa. Em poucos anos a economia de custos com a manutenção dos tais processos será maior que os créditos extintos por prescrição.

 

A codificação das possibilidades de pagamento de crédito tributário em parcelas por lei complementar, no caso o CTN, também é uma providência urgente: os chamados “parcelamentos especiais”, além de injustos tendo em vista os contribuintes que pagaram os tributos no prazo legal e os contribuintes que parcelaram seus débitos tributários ordinariamente, além de estimular a inadimplência, sobrecarregam a administração tributária e até mesmo o judiciário. As regras codificadas devem ser claras: Primeiro, a concessão de parcelamento deve ser condicionada a prestação de garantias pelo contribuinte, sem exceção. Segundo, o pagamento em parcelas deve ser mais oneroso para o contribuinte que pagamento a vista e tanto mais oneroso quanto maior o prazo. Terceiro, deve ser vedada qualquer redução de multa ou juros de mora.

Por fim, as fazendas públicas devem administrar as dívidas tributárias de seus contribuintes de forma análoga a maneira como os bancos administram as dívidas de seus clientes. Nos dias atuais, é injustificável a existência de contribuintes com grandes passivos tributários, tendo em vista a nota fiscal eletrônica e o Sistema Público de Escrituração Contábil. No caso de inadimplência reiterada o contribuinte deve ser submetido a regime especial de apuração e pagamento de tributos para impedir a constituição de débitos tributários impagáveis.

 

Extinguir dívida ativa impossível de ser cobrada, estipular regras justas e claras para parcelamentos de débitos tributários e vedar “parcelamentos especiais” e impedir a formação de passivos tributários impossíveis de serem pagos são providências que, integradas, beneficiam todos: contribuintes, fazendas públicas e Poder Judiciário.

Moacyr Pinto Jr

Advogado especializado em Direito Tributário, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/