A dissolução irregular da empresa e o redirecionamento da execução fiscal. Análise da jurisprudência do STJ

Caio e Silva de Moura

INTRODUÇÃO

É cediço que os bens do sócio de uma pessoa jurídica não respondem, em caráter solidário, por dívidas fiscais assumidas pela sociedade, tendo em vista o princípio da autonomia patrimonial. É o patrimônio social que responde pelas dívidas sociais, via de regra.

Nos termos do art. 158, I e II, da Lei 6.404/76, os diretores não são responsáveis pessoalmente pelas obrigações contraídas em nome da sociedade, mas respondem para com esta e para com terceiros solidária e ilimitadamente pelo excesso de mandato e pelos atos praticados com violação do estatuto ou da lei.

De acordo com o art. 135, III, do CTN, a responsabilidade tributária imposta ao gerente, administrador ou diretor de pessoa jurídica só se caracteriza quando ele atua com excesso de poderes ou age em desconformidade com a lei, o estatuto ou o contrato social. O simples inadimplemento de obrigação tributária não configura infração legal, não gerando, por si só, a responsabilidade do sócio-gerente, consoante a clássica súmula 430 do STJ.

De outro modo, o não funcionamento da empresa em seu domicílio fiscal, sem comunicação aos órgãos competentes, caracteriza uma infração à lei que disciplina a dissolução de sociedade (Código Civil). Nesse caso, há a presunção de que a empresa foi dissolvida irregularmente, gerando a responsabilidade do sócio-gerente, nos termos da súmula 435 do STJ.

Para concretizar essa responsabilização, faz-se necessário o redirecionamento da execução fiscal para o sócio-gerente da empresa. Ao longo desse artigo, serão abordadas as peculiaridades e vicissitudes que envolvem a temática, no âmbito da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

1. CERTIDÃO DE DÍVIDA ATIVA E ÔNUS DA PROVA

A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça no tocante a quem incumbe provar a prática de atos com excesso de poderes ou com infração à lei, contrato social ou estatuto, para fins de redirecionamento da execução fiscal, fundamenta-se basicamente na inclusão ou não do sócio-gerente na Certidão de Dívida Ativa editada pela Fazenda Pública.

No julgamento do EREsp 702.232/RS, realizado em 2005, o entendimento da Corte firmou-se no sentido de que, se o nome do sócio-gerente não consta na CDA, e o Fisco pretende incluí-lo no polo passivo da execução fiscal, incumbe a este demonstrar a presença de um dos requisitos do art. 135 do CTN, como a infração à lei caracterizada pela dissolução irregular da empresa supostamente levada a efeito pelo sócio-gerente. Tal entendimento é reforçado pela súmula 392 do STJ, que estabelece ser vedada a modificação do sujeito passivo da execução em sede de substituição da CDA, cabendo ao Fisco demonstrar a configuração de algum dos casos em que o CTN prevê a responsabilização do sócio-gerente.

Entretanto, ainda com base no mesmo julgado, se o nome do sócio-gerente consta na CDA, juntamente com a pessoa jurídica, e a execução fiscal é proposta contra ambos, àquele compete provar que não agiu com excesso de poderes, nem cometeu ato com infração à lei, ao contrato social ou ao estatuto. Essa conclusão decorre da presunção (juris tantum) de liquidez e certeza da Certidão de Dívida Ativa, nos termos preconizados pelos arts. 204 do CTN 3˚ da Lei 6.830/80. Tal entendimento também se aplica no caso de a execução ser proposta apenas contra a pessoa jurídica e de constar, na CDA, o sócio-gerente como corresponsável tributário.

No citado precedente, o STJ não abordou a necessidade de a Fazenda Pública constar, na notificação do lançamento enviada ao sócio-gerente, a ação ou omissão que lhe estivesse sendo imputada como fundamento para sua responsabilização, de modo a legitimar a inclusão do seu nome na CDA. A ausência de decisão a respeito tem levado o Fisco a não adotar essa providência, acarretando, mesmo nesse caso, a inversão do ônus da prova em desfavor do sócio-gerente cujo nome consta na Certidão de Dívida Ativa, o que não deixa de ser uma arbitrariedade cometida pela Fazenda Pública, que se vale da presunção acima aludida.

2. FATO GERADOR DA OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA E DISSOLUÇÃO IRREGULAR DA EMPRESA EM ÉPOCAS DISTINTAS

No âmbito do Superior Tribunal de Justiça, a questão referente à necessidade de permanência do sócio na gerência, desde a ocorrência do fato gerador da obrigação tributária até a dissolução irregular da empresa, é tormentosa e gera muita divergência.

Inicialmente, o STJ entendia ser relevante a data da ocorrência do fato gerador para aferir a responsabilidade do sócio-gerente pelo pagamento do tributo inadimplido quando da dissolução irregular da empresa. No julgamento do REsp 276.779/SP, realizado em 2001, a Corte decidiu que o fato de o sócio ter se retirado da sociedade em data anterior à da ocorrência do fato gerador da obrigação tributária discutida constitui suporte jurídico para excluí-lo de qualquer responsabilidade.

Em 2009, no julgamento dos EDcl nos EDcl no AgRg no REsp 1.009.997/SC, e mais recentemente, em 2014, no julgamento do AgRg no AREsp 527.515/SP, o STJ afirmou que o pedido de redirecionamento da execução fiscal, quando fundado na dissolução irregular da empresa, pressupõe a permanência de determinado sócio na gerência da empresa no momento da ocorrência dessa dissolução, que é, de fato, o que desencadeia a responsabilidade pessoal do sócio-gerente. Nesse julgado, ficou consignado que seria necessário demonstrar quem ocupava o posto de gerente no momento da dissolução e quem era o detentor da gerência no momento do vencimento do tributo, sendo imprescindível que fossem a mesma pessoa para que ocorresse o redirecionamento da execução fiscal, uma vez que “só se dirá responsável o sócio que, tendo poderes para tanto, não pagou o tributo (daí exigir-se seja demonstrada a detenção de gerência no momento do vencimento do débito) e que, ademais, conscientemente, optou pela irregular dissolução da sociedade (por isso, também exigível a prova da permanência no momento da dissolução irregular)”.

Em maio de 2015, parecendo que a Corte consolidaria esse entendimento, a Primeira Turma do STJ reafirmou o quanto exposto acima, definindo as seguintes orientações: o redirecionamento da execução fiscal ao sócio, em razão de dissolução irregular da empresa, pressupõe a respectiva permanência no quadro societário ao tempo da dissolução; e o redirecionamento não pode alcançar os créditos cujos fatos geradores são anteriores ao ingresso do sócio na sociedade (AgRg no REsp 1.402.734/PE).

Contudo, um mês depois, em junho de 2015, a Segunda Turma do STJ, fundamentando-se no disposto no art. 135, III, CTN, e na orientação constante da súmula 435, considerou irrelevantes para a definição da responsabilidade por dissolução irregular (ou sua presunção) a data da ocorrência do fato gerador da obrigação tributária, bem como o momento em que vencido o prazo para pagamento do respectivo débito, pois o que desencadeia a responsabilidade tributária é a infração de lei evidenciada na existência ou presunção de ocorrência de referido fato. De acordo com esse entendimento, para que ocorra o redirecionamento da execução fiscal, é prescindível que o sócio contra o qual se pretende redirecionar o feito tenha exercido a função de gerência no momento dos fatos geradores e da dissolução irregular da sociedade.

Essa parece ser a conclusão mais acertada, tendo em vista que não é o inadimplemento do tributo que gera a responsabilidade do sócio-gerente, e sim o cometimento de ilícitos por parte deste, o que pode acontecer na mesma época da ocorrência do fato gerador ou não, como numa futura dissolução irregular.

Ademais, a adoção do entendimento anterior estimula a fraude e a sonegação, sendo prejudicial à coletividade, uma vez que a Fazenda Pública deixaria de arrecadar recursos para satisfazer as necessidades sociais. Ilustrativamente, se os administradores de uma empresa à época do fato gerador não pagam o tributo e saem da sociedade, passando a administração para terceiros, e estes dissolvem irregularmente a sociedade, nesse caso, ao se adotar o entendimento anterior, não se poderia responsabilizar o sócio administrador à época do fato gerador, pois o inadimplemento não implica responsabilidade tributária, nem se poderia responsabilizar o sócio administrador que deu causa à dissolução irregular, pois não exercia a administração à época do fato gerador.

Outrossim, é quase impossível à Fazenda Pública demonstrar que a saída dos anteriores administradores se deu com intenção fraudulenta. Se for comprovada, ensejará, como cediço, a responsabilização dos infratores da lei.

3. RESPONSABILIDADE DA EMPRESA DISSOLVIDA IRREGULARMENTE

Interpretando literalmente o art. 135, III, do CTN, há quem entenda que a responsabilidade do sócio-gerente é pessoal, e não solidária, de modo que, com o redirecionamento, a execução fiscal voltar-se-ia exclusivamente contra o seu patrimônio, deixando a pessoa jurídica de responder pelos créditos tributários.

Contudo, o STJ consolidou o entendimento de que a responsabilidade do sócio-gerente, por atos de infração à lei, é solidária, o que pode ser percebido na própria súmula 430, em sua parte final (interpretação a contrario sensu).

No julgamento do REsp 1.455.490/PR, realizado em 2014, a Corte sedimentou o entendimento de que não há exclusão da responsabilidade da pessoa jurídica em caso de dissolução irregular, defendendo a possibilidade de cumulação subjetiva em regime de litisconsórcio em sede de execução fiscal. Fundamentou-se na existência de causas distintas e independentes que ensejaram a responsabilidade tributária e, por consequência, a definição do polo passivo da demanda. No caso da pessoa jurídica, “a responsabilidade decorre da concretização, no mundo material, dos elementos integralmente previstos em abstrato na norma que define a hipótese de incidência do tributo”. Em relação ao sócio-gerente, “o ‘fato gerador’ de sua responsabilidade (…) não é o simples inadimplemento da obrigação tributária, mas a dissolução irregular (ato ilícito)”.

Ademais, a prática de ato ilícito imputável ao sócio-gerente, posterior à ocorrência do fato gerador, não afasta a inadimplência imputável à pessoa jurídica, nem anula ou invalida o surgimento da obrigação tributária e a constituição do respectivo crédito, que subsistem normalmente.

Adotando-se entendimento contrário, ou seja, se a dissolução irregular excluísse a responsabilidade tributária da pessoa jurídica, o feito deveria ser extinto em relação a ela, para prosseguir exclusivamente contra o sujeito para o qual a execução fiscal foi redirecionada. Com isso, cessaria, paradoxalmente, a causa da dissolução irregular, uma vez que, com a exclusão da responsabilidade tributária da empresa (beneficiária direta da dissolução), seria lícita a obtenção de Certidão Negativa de Débitos, o que viabilizaria a baixa definitiva de seus atos constitutivos na Junta Comercial. Consequentemente, não mais subsistiria débito tributário a ela imputável, o que certamente prejudicaria terceiros de boa-fé (Fazenda Pública e demais credores).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pelo que foi exposto, constata-se a alta incidência de julgados do Superior Tribunal de Justiça acerca do redirecionamento da execução fiscal para o sócio-gerente em caso de dissolução irregular da empresa.

Primeiramente, foi abordada a questão do ônus da prova para que o redirecionamento seja concretizado. A solução de tal problemática cinge-se à inclusão ou não do nome do sócio-gerente na Certidão de Dívida Ativa. Se for incluído, competirá a ele provar que não dissolveu irregularmente a empresa; se não for incluído, competirá ao Fisco provar que ele infringiu a lei ao dissolver a empresa.

Posteriormente, tratou-se da questão temporal referente a quem ocupava o posto de gerente no momento da ocorrência do fato gerador da obrigação tributária e no momento da dissolução irregular da empresa. Percebe-se, nessa celeuma, forte oscilação da jurisprudência do STJ, mas vislumbra-se a tendência de se considerar como responsável tributário aquele que detinha a gerência no momento da dissolução irregular, pouco importando se a detinha no momento da ocorrência do fato gerador.

Por fim, foi analisada a exclusão da responsabilidade da empresa quando do redirecionamento da execução fiscal para o sócio-gerente. Concluiu-se, então, que ela não ocorre, tendo em vista a independência de causas que incluíram a empresa e o sócio-gerente no polo passivo da execução, e os prejuízos que essa exclusão traria.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALEXANDRE, Ricardo. Direito Tributário Esquematizado. 10a ed. São Paulo: Editora Método, 2016.

SABBAG, Eduardo. Manual de Direito Tributário. 6a ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2014.

Caio e Silva de Moura

Especialista em Direito Tributário

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet