Santa Catarina contesta relação tributária entre Fundef e Pasep

O estado de Santa Catarina ajuizou Ação Cível Originária (ACO 1099) contra a União para que seja reconhecida a inexistência de relação jurídico-tributária entre os valores repassados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

Na ação, o governo catarinense argumenta que o estado é contribuinte do Pasep, criado pela Lei Complementar nº 8/1970 e que é optante do programa PAES, para parcelamento dos débitos tributários referentes ao Pasep. O estado contesta débitos fiscais que estariam em torno de R$ 31 milhões, e que, segundo alega, “seria objeto de impugnação na esfera administrativa”.

Sustenta a caracterização de conflito federativo a respeito da divergência sobre a composição da base de cálculo do Pasep e a constituição da receita do Fundef. Argumenta que o fundo educacional é formado no estado por 15% das receitas do erário catarinense.

Afirma ainda que a partir de 1998 com a entrada em vigor da Lei 9.715 que alterou as hipóteses de incidência do Pis/Pasep, abriu-se a perspectiva de equiparação do Fundef à entidade pública para o recebimento de recursos provenientes do Pasep.

Pede a concessão de liminar sob o argumento de que o Fundef é um “mero instrumento de arrecadação e redistribuição de recursos” e que os valores a ele transferidos pelo estado de Santa Catarina devem ser deduzidos da base de cálculo do Pasep, nos termos do artigo 7º da Lei 9.715/98.

Alternativamente, pede que os recursos repassados pelo Fundo ao estado na relação aluno/escola não sejam integrados à base de cálculo do Pasep, porque tais recursos não se integrariam ao conceito de receita corrente, uma vez que o Fundef não deteria personalidade jurídica. O relator da ação é o ministro Eros Grau.

Fonte: STF

Data da Notícia: 28/11/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet