Pacote para microempresas sai hoje

Uma das metas é atrair empresários que atuam na informalidade para o guarda-chuva da lei. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, anuncia hoje medidas para facilitar a vida de micro e pequenas empresas. Destaque para ações destinadas a aproximar o setor dos bancos oficiais, que passarão a oferecer financiamentos com taxas mais baixas e serviços mais baratos. As novidades serão apresentadas, em Brasília, no “Fórum permanente das microempresas e empresas de pequeno porte”.
Integrado por 57 entidades do setor privado e 50 órgãos públicos, além do próprio ministério, o fórum discutirá a redução de amarras impostas ao setor pela burocracia, além de mecanismos de incentivo à inovação tecnológica, como a diminuição de taxas cobradas por cartórios e a adequação de editais da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia. O governo quer fortalecer o segmento das micro e pequenas empresas.
Outra meta é atrair micro e pequenos empresários que atuam na informalidade para o guarda-chuva da lei. Para tanto, o governo deixará claro que apenas empresas regularizadas terão direito a benefícios. O fórum também debaterá formas para regulamentar artigos da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, aprovada na semana passada pelo Congresso e que aguarda a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “A empresa informal faz uma concorrência predatória para a formal”, diz o diretor do Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Milton Antonio Bogus. “A lei vai diminuir isso”, afirma.
Furlan anunciará a redução das taxas de juros e dos valores dos serviços cobrados pelos bancos públicos. O Banco da Amazônia, por exemplo, reduzirá, a partir de janeiro, o juro cobrado das microempresas nos empréstimos realizados com os recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte. A taxa cairá de 8,75% para 7,25% ao ano.
Para empresas de pequeno porte, a queda será de 1,75 ponto percentual, para 8,25% ao ano. O Banco do Brasil deixará de cobrar pelos serviços de gestão de finanças e pagamento eletrônico de salários.
O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) criará um pacote exclusivo para o setor com benefícios e serviços gratuitos. Já a Caixa Econômica Federal (CEF) aumentará o valor máximo dos financiamentos oferecidos, sobretudo para garantir ao segmento fontes de capital de giro (de R$ 5 mil para R$ 20 mil). O mesmo será oferecido pelo Banco do Nordeste, a taxas de 0,88% e 0,93% ao mês para as micro e pequenas empresas, respectivamente. “O micro e pequeno empresário são grandes tomadores e bons pagadores”, comenta a diretora do Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Cândida Maria Cervieri. “O mito que dizia o contrário foi desmistificado”.
Segundo Cândida, o fórum também anunciará ações para acabar com outro gargalo que reduz a vida dos micro e pequenos empreendimentos: a falta de conhecimento em gestão de negócios. Os bancos oficiais promoverão cursos de capacitação para empresários e funcionários, os quais terão treinamento específico para entender as demandas do setor. A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas determinou que o “fórum permanente das microempresas e empresas de pequeno porte” será o comitê gestor de todas as questões relativas ao setor. As exceções serão as políticas tributárias, sob responsabilidade do Ministério da Fazenda.
As micro e pequenas empresas representam 98% do setor produtivo do País. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, cerca de 5,1 milhões estão devidamente regularizadas. Outras 10,3 milhões atuam na informalidade. Os empreendimentos são responsáveis por 56% dos postos formais do mercado de trabalho e 60% da geração total de empregos no País. A cada ano, 470 mil novas micro e pequenas empresas são abertas. Do total, 40% são fechadas antes de completar dois anos de idade e 60% não chegam aos quatro anos. “Precisamos ajudar essas empresas a se sustentarem no mercado doméstico para que no futuro galguem o mercado externo diz Cândida.

Fonte: Gazeta Mercantil

Data da Notícia: 29/11/2006 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

dafabet

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet

dafabet

crazy time A

crazy time A