Veto à transferência de créditos no Supersimples prejudica micros

Em vez de simplificar, o Supersimples pode acabar complicando a vida das micro e pequenas empresas.

Isso é o que dizem especialistas sobre os empecilhos criados pelos artigos 23 e 24 da Lei Complementar 123/06, que instituiu o novo regime tributário.

De acordo com a redação do artigo 23, “as microempresas e as empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional não farão jus à apropriação nem transferirão créditos relativos a impostos ou contribuições abrangidos pelo Simples Nacional”. Já o artigo 24 determina que “as microempresas e as empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional não poderão utilizar ou destinar qualquer valor a título de incentivo fiscal”.

Ou seja, ficou vedada a geração de crédito do PIS (Programa de Integração Social) e da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), além da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras) para as empresas que compram das micro e pequenas empresas.

“Como não existe mais esse crédito, o empresário recebe pressão do comprador e não pode repassar o prejuízo ao consumidor final, o cliente, porque teria que justificar um aumento de preço e isso é complicado. Quem tem empresa sabe como é difícil reajustar preços. Isso é uma anomalia da Lei”, afirmou o tributarista Victor Polizelli, do Koury e Lopes Advogados.

O especialista explica que, pela legislação atual, se uma grande empresa compra uma mercadoria de uma pequena que está no Supersimples, ela não pode abater o imposto que pagou nessa transação. O resultado é que as empresas compradoras estão cobrando uma espécie de desconto nos produtos vendidos. “O Simples Federal permitia a transferência do crédito do PIS e Cofins, o que não acontece atualmente”, diz.

Para Rogério Kita, da NK Contabilidade, o artigo 23 representa, na prática, um aumento de carga tributária para aqueles que aderiram ao novo regime.

“Antes, se a entrada era superior à saída, havia um crédito daquele imposto, o que não acontece mais. Isso fazia parte do processo de negociação empresarial que resultava em benefícios para o consumidor também. Agora, independentemente de quanto tenha de crédito, ele paga sobre o valor da venda o ICMS”.

Segundo o contador, os mais afetados são aqueles que atuam no comércio varejista.

O Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo) levou no último dia 16 uma lista com nove reivindicações de alterações no Supersimples ao ministro da Fazenda, Guido Mantega. O objetivo é permitir a geração de crédito do PIS e Cofins, bem como outros tributos, para as empresas que compram das micro e pequenas empresas.

Segundo o assessor jurídico da Simpi, Marcos Tavares Leite, o ministro acenou com a possibilidade de enviar uma medida provisória ou projeto de lei com mudanças na lei.

“Houve um excesso de aumento na carga tributária para o pequeno empresário e isso foi reconhecido. Esse ônus será ajustado, pelo menos essa foi a promessa do governo. Estamos aguardando”, comenta Leite.

Fonte: DCI

Data da Notícia: 27/08/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet