Tesouro defende ajuste fiscal sem recorrer ao “leão da Receita”

O secretário do Tesouro Nacional, Carlos Kawall, afirmou nesta segunda-feira que o ciclo de elevação da carga tributária chegou ao fim.

Segundo ele, o mero cumprimento da meta fiscal é insuficiente. ‘O grande desafio é montar uma estratégia para que as contas públicas se mostrem viáveis a médio e longo prazo sem recorrer ao dragão da inflação e sem o leão da Receita Federal’, disse.

‘Nós não poderemos mais caminhar da forma como o ajuste fiscal foi feito nos últimos oito anos, com base no crescimento da arrecadação, ou quer através de medidas tributárias de elevação dos impostos, quer através do aumento da arrecadação tributária, como ocorreu nos últimos dois anos em que a carga tributária subiu, embora não houvesse nenhuma medida de aumento de alíquotas, pelo contrário’, afirmou.

Kawall afirmou ainda que um redutor de gastos correntes de 0,1 a 0,2 ponto percentual do PIB por ano, que foi anunciado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, continua em estudo pelo governo.

O secretário disse ainda que as reservas externas devem ultrapassar US$ 80 bilhões após a captação realizada pelo Tesouro na semana passada. O governo federal conseguiu vender US$ 1,5 bilhão na captação de recursos no mercado externo.

Fonte: Folha on line

Data da Notícia: 16/11/2006 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet