PIS e Cofins – Legislação estende “ilegalmente” conceito de faturamento

No inicio de março o Superior Tribunal de Justiça proferiu entendimento inédito acerca do alargamento da base de cálculo do PIS — Programa de Integração Social — e da Confins — Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, promovido pela Lei 9.718/98.

A Segunda Turma do STJ derrubou a exigência dos tributos sobre receitas financeiras, o que inclui ganhos de variação cambial, que vinha sendo exigido desde a edição da Lei 9.718/98. Os ministros entenderam que essas contribuições somente poderão incidir sobre as receitas operacionais.

A questão envolve o entendimento do conceito de “faturamento”, que começou a ser discutido no início da década de 90 e teve importância definitiva a partir de 1998, quando a lei do PIS e da Cofins veio a expandir o referido conceito.

Até agora, o STJ negava sua competência para se pronunciar sobre o assunto, por entender que se tratava de matéria eminentemente constitucional, a ser, assim, tratada apenas pelo Supremo Tribunal Federal, onde se encontram milhares de processos similares em análise.

O artigo 110 do Código Tributário Nacional (CTN) afirma que a lei tributária não pode alterar conceitos fixados no direito privado. E isso foi feito pela Lei 9.718/98 que em seu artigo 3º, inciso I, trata da incidência das alíquotas de PIS e Cofins sobre faturamento.

Ele define como faturamento a receita bruta, acrescentando, no entanto, que esse faturamento seria a totalidade das receitas auferidas, entretanto a receita bruta deveria ser composta somente das receitas operacionais sendo que as financeiras não se incluiriam.

O STF se pronunciou em 1991 sobre o conceito de faturamento. Na ocasião, entendeu-se que este seria equivalente à receita bruta. Nesse caso, não seriam englobadas as receitas não-operacionais. O que a Lei 9.718 veio a fazer, foi estender, ilegalmente, esse conceito.

Sendo o faturamento sinônimo de receita bruta, e sendo esta o resultado da venda de bens e serviços, bem como declinado no Decreto-Lei 2397/87, a Lei 9718/98, ampliou o conceito de faturamento ao equipará-lo à totalidade das receitas auferidas pela pessoa jurídica.

Com efeito, o resultado das operações financeiras, não está incluído no conceito de faturamento, mas não consta do rol de exclusões descrito na lei, de modo que se torna inequívoca a ampliação da base de cálculo da Cofins na forma como prevista na Lei 9718/98.

Como o entendimento ainda não é pacifico, merece respaldo de ação judicial o contribuinte que decidir pelo seu não recolhimento.

Fonte: Revista Consultor Jurídico

Data da Notícia: 22/06/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet