Isenção de PIS/Cofins vai baixar valor cobrado para 300 apresentações de medicamentos

Com a isenção das taxas do PIS/Cofins, concedida para mais de 72 substâncias, cerca de 300 apresentações de medicamentos poderão ter redução de 11% no preço ao consumidor. A medida foi divulgada na quarta-feira, 21. Essas alíquotas dos tributos federais – que somavam 12% sobre o faturamento e agora passam a zero – começa a valer a partir da próxima semana.

Com a isenção, o número de princípios ativos e associações isentas do tributo federal chega a 1.472. A isenção de impostos é válida para os medicamentos de uso contínuo e tarjados (tarja vermelha ou preta). Atualmente, cerca de 65% dos medicamentos sujeitos à regulação de preços são isentos do PIS/Cofins.

Os fabricantes de medicamentos que se enquadrem nos produtos com direito à isenção devem encaminhar pedido de reavaliação de preço para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com a medida, o governo também espera gerar economia nas compras desses medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A média de redução do preço terá variação de um Estado para o outro porque depende também da alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrada em cada localidade.

A correção da lista não acontecia desde 2002 e faz parte de uma política global de melhorar o acesso à assistência farmacêutica do governo federal. Nessa lista estão medicamentos para diabetes, hipertensão arterial, reumatismo, doença de Chagas, Aids e Mal de Alzheimer.

A Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Febrafarma) já reivindicava a adoção da medida desde meados de 2003. A atualização da lista de substâncias isentas vem ao encontro do interesse, especialmente, dos usuários de medicamentos de uso contínuo. Segundo o Ministério da Saúde, um terço da população brasileira tem acesso precário a medicamentos, ou quase 60 milhões de pessoas.

Fonte: http://www.dm.com.br

Data da Notícia: 27/03/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet