Governo de São Paulo aperta o cerco contra a comercialização de combustível adulterado

O governador José Serra sancionou hoje (13/07) duas leis que vão permitir uma atuação ainda mais efetiva no combate à comercialização de combustível adulterado. Uma das leis dá à Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) a possibilidade de aplicar a pena de perdimento do produto, além de sanções (multas) administrativas mais severas para combater a venda do combustível adulterado. Aplicada a pena de perdimento, o produto apreendido será incorporado ao patrimônio do Estado. A outra dispõe que será presumida a utilização como gasolina do solvente que não tiver comprovada a sua origem e destino. Nestes casos, o solvente será tributado como se gasolina fosse. Para estes casos o valor da multa passa a ser de 200%. As leis sancionadas pelo governo paulista foram aprovadas pela Assembléia Legislativa em meados de junho.

A nova legislação prevê a aplicação de multa, apreensão; perdimento; e, interdição parcial ou total do estabelecimento pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, a quem adquirir, transportar, estocar, distribuir ou revender combustível impróprio para consumo em razão de sua desconformidade com as especificações fixadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão que regulamenta o setor. A Lei permite que a Secretaria da Justiça, por intermédio de convênio com a Secretaria da Fazenda, delegue à administração tributária as incumbências de apuração, e imposição das penalidades, sem prejuízo das atribuições que são próprias. Essa possibilidade já é objeto de tratativas entre as secretarias. O combustível adulterado aumenta a emissão de poluentes, é fonte provável de prejuízo à saúde, induz o consumidor a erro, pode causar danos ao motor dos veículos, gerando perda de potência e aumento do consumo, além da sonegação de impostos.

A legislação dispõe ainda que, as operações irregulares com solventes serão tratadas como se fossem operações com gasolina automotiva e terão multa de 200%, sem prejuízo da exigência do recolhimento do ICMS e da cassação da inscrição do contribuinte, pela Secretaria da Fazenda, que tenha praticado tais infrações. A proposta teve origem na necessidade de coibir a comercialização de gasolina automotiva adulterada com a utilização de solventes, em virtude da constatação do crescente aumento dessa prática ilegal, que importa em lesão às relações de consumo, ao meio ambiente e a ordem tributária, além de gerar concorrência desleal com os contribuintes que desenvolvem regularmente suas atividades comerciais. Por isso mesmo, os infratores ficam sujeitos a multa de 200% do valor do imposto.

Estas duas leis sancionadas vão complementar os esforços do governo do Estado que, desde a aprovação também pela Assembléia da Lei n° 11.929 (12 de abril de 2005), passou a ter permissão para cassar a eficácia da inscrição estadual destes estabelecimentos. A Lei n° 11.929 criou normas mais rigorosas para o registro de empresas que pretendem atuar no setor de combustíveis e permitiu à fiscalização da Secretaria da Fazenda, no caso de infração, cassar a Inscrição Estadual dos contribuintes que ficam impedidos de funcionar com a lacração do tanque que contenha o combustível e de suas respectivas bombas de abastecimento, enquanto os sócios, pessoas físicas ou jurídicas do estabelecimento penalizado, ficam impedidos de exercerem o mesmo ramo de atividade pelo prazo de cinco anos, contados da data de cassação.

Ações já adotadas pelo Governo Paulista contra adulteração de combustível

No primeiro semestre de 2007, o Governo de São Paulo cassou a inscrição estadual de 117 postos de combustível em todo o Estado. Desde 12 de abril de 2005, com a publicação da Lei 11.929, a Secretaria da Fazenda cassou a eficácia da inscrição estadual de 401 postos de combustível. Em média, 200 estabelecimentos são fiscalizados por mês no Estado. A fiscalização é feita de acordo com um cronograma, planejado todos os meses de forma a atuar em todo o Estado, inclusive retornando nos estabelecimentos que já foram cassados para verificação da manutenção dos lacres feitos pelo Fisco.

Por meio da operação “De Olho na Bomba”, o Fisco Paulista também selecionou e notificou uma lista de 307 postos revendedores para providenciar uma documentação detalhada com o objetivo de renovar a inscrição estadual – amparado pelo Decreto nº 50.319/2005 e pela portaria CAT 58. Deste total, 76 inscrições estaduais foram cassadas por não atenderem os pré-requisitos necessários para o recadastramento.

No final de maio de 2007, a Secretaria da Fazenda cassou a inscrição estadual e lacrou 42 postos de combustível na Capital porque nos processos administrativos abertos para o recadastramento destes postos no Fisco Paulista ficou evidente um quadro societário composto por “laranjas”. Nessa operação, pela primeira vez o Fisco Paulista trabalhou em conjunto com a Prefeitura da Cidade de São Paulo que participou da ação e também interditou todos os postos usando 240 blocos de concreto e ainda autuando os estabelecimentos pelo não cumprimento à legislação municipal – inexistência dos alvarás de funcionamento e/ou os de segurança do Departamento de Controle de Uso dos Imóveis (Contru).

A fiscalização nos postos de combustível consiste em aferir bombas, conferir os dados cadastrais dos estabelecimentos, coleta de amostras do combustível comercializado – que são encaminhadas ao Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT) para análise. Quando é encontrada qualquer irregularidade na bomba, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) pode efetuar a lacração imediata das mesmas. No caso de indício de adulteração de combustível, os proprietários ainda podem ser multados pelo Ipem e pela Secretaria da Fazenda.

A alíquota de ICMS da gasolina e álcool etílico anidro é de 25%, enquanto do óleo diesel e álcool etílico hidratado, 12%. A alíquota de solvente é de 18%. Estima-se que possa haver sonegação no setor da ordem de R$ 200 milhões por ano.

Balanço das Ações realizadas contra adulteração de combustível

Fonte: Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Data da Notícia: 13/07/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet