Decreto prejudica Conselho Municipal

Órgão criado há um ano julgou 1,6 mil recursos, mas sente o reflexo do impedimento previsto em norma. O Conselho Municipal de Tributos da cidade de São Paulo, órgão ao qual os contribuintes podem recorrer para contestar autos de infração devido a débitos de tributos municipais, acaba de comemorar um ano de funcionamento e passa por situação semelhante a do Conselho Federal de Contribuintes, onde são discutidos os débitos de tributos federais.

A polêmica é o Decreto 48.613/07, que impõe que o conselheiro deve se declarar impedido caso advogue contra a Fazenda municipal na Justiça. Um dos conselheiros já se desligou do órgão por causa do decreto.

“Esses advogados podem advogar em causas de tributos estaduais e federais, sem nenhum problema”, garante o presidente do conselho, Luiz Augusto Casseb Nahuz. “Além disso, o decreto municipal não se refere aos demais advogados do mesmo escritório do conselheiro”, defende Nahuz. Segundo Nahuz, 99% dos conselheiros são advogados que atuam em escritórios de advocacia especializados. Todos foram indicados por entidades representantes da sociedade.

Este é o caso do advogado Fábio Soares de Melo. Para ele, a edição deste decreto vai limitar a atuação dos conselheiros já que é muito comum que os tributaristas atuem nas três esferas: municipal, estadual e federal. “A medida prejudica a paridade da composição do conselho. É muito provável que seja feito um pleito para modificação ou revogação do dispositivo como aconteceu com o Conselho Federal”, afirma.

O conselho é formado por 24 conselheiros efetivos e 24 suplentes, sendo a metade representante dos contribuintes e a outra metade, do Fisco.

Fonte: Gazeta Mercantil

Data da Notícia: 13/09/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet