Contribuinte não pode ficar à mercê de INSS rever decisão considerada definitiva

Extinto o crédito tributário por decisão não mais passível de recurso, não pode a Administração aproveitar o mesmo processo e reverter tal ato. O entendimento é da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para qual, devido ao princípio da segurança jurídica, somente com o início de novo processo, desde que não consumada a decadência, é que a Administração poderá anular a decisão transitada em julgado do anterior processo já concluído. A conclusão é a de que o administrado não pode ser prejudicado pela torpeza de a administração pública não gerir de forma eficaz sua própria incerteza administrativa.

A questão foi definida em um recurso especial apresentado pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) contra decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, segundo a qual, tendo transitado em julgado a decisão tomada em processo administrativo que acatou a defesa do contribuinte e declarou a inexistência da obrigação, extingue-se o crédito (pretenso) tributário.

Segundo o TRF, somente em casos de erro de fato é possível a revisão do lançamento, por meio da lavratura de outro lançamento, dando início a novo processo administrativo, sempre que não tenha ocorrido a decadência (a extinção de um direito pelo término do prazo legal prefixado para o exercício dele). Não se podendo aproveitar o processo anterior já terminado, cuja decisão já tenha transitado em julgado.

Para o INSS, a decisão violou o artigo 149 do Código Tributário Nacional (CNT), visto que é possível à Administração Pública rever seus próprios atos quando se tratar de decisão administrativa infundada e baseada em pressupostos fáticos inexistentes.

O ministro João Otavio de Noronha, relator do recurso no STJ, destaca que, inicialmente, a autoridade administrativa deu provimento ao apelo do contribuinte, alterando o lançamento original para excluir as exigências então combatidas, sem que fosse interposto recurso desta nova decisão. Ressalta, ainda, que a decisão administrativa da qual não se pode recorrer extingue o crédito tributário.

Dessa forma, entende o ministro, extinto o crédito tributário por decisão administrativa não mais passível de recurso, ainda que seja permitido à Administração Pública anular seus próprios atos eivados de nulidade em face da autotutela, tal procedimento, após o decurso de mais de dois anos do arquivamento do referido processo administrativo, infringe frontalmente o princípio da segurança jurídica consagrado.

Além do mais, ressalta o relator, “diferentemente da Administração Pública, a iniciativa privada é extremamente dinâmica e competitiva, permitindo o concorrente mercado que as sociedades empresarias façam retenções de recurso para aguardar possíveis reversões de decisões administrativas definitivas”.

Fonte: STJ

Data da Notícia: 19/10/2006 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet