Cerca de 120 mil empresas obtiveram certificação digital em 2007

A Receita Federal do Brasil registrou neste ano a entrega de 120 mil novas declarações do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (DIPJ) transmitidas pela internet mediante certificação digital. Essa tecnologia oferece ao contribuinte a possibilidade de cumprir suas obrigações fiscais sem sair de casa ou do escritório. No ano passado apenas 12 mil grandes empresas tinham acesso à certificação digital.

O prazo de entrega da DIPJ pelas empresas optantes pelos vários regimes de tributação, como lucro real, presumido, arbitrado, além das isentas e imunes, terminou dia 29 de junho. Foram entregues 1,41 milhão de declarações, ante 1,37 milhão em 2006, aumento de 2,9%. No entanto, apenas as pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real são, por enquanto, obrigadas a declarar utilizando assinatura digital.

De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o certificado digital está facilitando a vida de milhares de contribuintes. “Com a tecnologia, o contribuinte resolve todas as pendências sem precisar ir ao balcão da Receita, por exemplo”. Adir diz também que o objetivo da Receita é que parte das micro e pequenas empresas tenha acesso a esse tecnologia num futuro próximo.

O contribuinte que tiver certificação terá acesso a todos os serviços e informações protegidos por sigilo fiscal disponíveis no e-CAC, portal de atendimento virtual da RFB. Pode ainda resolver pendências cadastrais, informar e trocar dados e informações com a Receita de forma ágil e segura, além de verificar e consultar o resultado do processamento da declaração do IR, retificar o DARF, obter cópia de pagamento e negociar parcelamento. Possibilita ainda ao titular delegar a terceiros o uso do certificado através de procuração eletrônica.

Fonte: Notícias SRF

Data da Notícia: 06/07/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais