Carga tributária aceitável é de 27,5%

Próxima de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, a carga tributária no Brasil não poderia ser superior a 27,5%

Próxima de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, a carga tributária no Brasil não poderia ser superior a 27,5%, segundo informou o especialista em Direito Público e diretor de Cursos da Associação Brasileira de Direito Tributário (Abradt), Paulo Adyr Dias do Amaral. De acordo com ele, a partir desse percentual a capacidade contributiva de boa parte das empresas fica ameaçada e elas sentem-se pressionadas a buscar formas ilícitas de sobrevivência, como a informalidade e a sonegação.

Todavia, Amaral ressaltou que a capacidade contributiva de um país não deve ser medida apenas pelo percentual referente à carga tributária em relação ao PIB, mas uma série de fatores, como o emprego dos recursos arrecadados pelo governo. “Não podemos dizer que o Brasil possui a maior carga tributária do mundo, pois há dez ou 11 países que tributam mais do que o Brasil. No entanto, todos estes países são desenvolvidos. O que podemos afirmar com certeza é de que a carga tributária no Brasil é a mais desfavorável do mundo, uma vez que a contraprestação dos serviços públicos não está à altura dos tributos que ele arrecada”, disse.

Para Amaral, doutor em Direito Público pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e que leciona nos cursos de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e do Centro de Estudos Jurídicos da Área Federal, instituição criada pelos magistrados federais em Belo Horizonte, os principais impostos no país chegam a ser injustos, pois tributam a mesma alíquota para várias camadas sociais. “Um profissional que recebe cerca de R$ 3 mil por mês paga a mesma alíquota de Imposto de Renda (IR) de quem recebe R$ 30 mil”, comentou.

Em relação à prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), o especialista informou que não acredita na extinção do tributo. “Uma vez criado um imposto, os governos não abrirão mão dele. Para se ter uma idéia, o IR foi implantado pela Inglaterra durante a 1ª Guerra Mundial sob a justificativa de ser imprescindível para assegurar os gastos da nação naquele momento e o tributo se alastrou para o mundo desde então”, observou.

Fonte: Diário do Comércio

Data da Notícia: 22/08/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet