Empresa do RS obtém autorização judicial para desrespeitar cronograma de aproveitamento de créditos de ICMS

Em virtude de a Lei Kandir autorizar que as empresas exportadoras possam transferir a terceiros os créditos de ICMS gerados a partir de suas operações para o exterior, esses créditos passaram a ser utilizados como moeda de troca, sendo comercializados ou utilizados em pagamento a fornecedores. Dessa forma, quem os recebe, pode utilizá-los para compensação imediata com débitos próprios de ICMS em razão das operações internas que realizam.



Entretanto, entrou em vigor em 01/06/2007, no Estado do Rio Grande do Sul, o Decreto nº 44.911/07, através do qual a Governadora do Estado instituiu que as empresas que recebessem créditos de ICMS de exportação teriam que obedecer a um cronograma para o aproveitamento de forma parcelada.



Assim, recentemente uma empresa de grande porte recebeu em pagamento créditos de exportação de uma cliente sua; porém, quando foi emitida a autorização para transferência, ficou definido que ela somente poderia aproveitar 40% do crédito em agosto, sendo que 30% seriam em setembro, e os outros 30% em outubro.



Em razão de tal fato, em julho/2007 a empresa impetrou Mandado de Segurança, tendo obtido no dia 01/08/2007, em medida liminar, o reconhecimento do seu direito de utilizar todo o crédito de ICMS decorrente de exportação que possui e que vier a receber, sem nenhuma restrição quanto a prazos e valores para compensação.



Segundo o advogado Eduardo Lemos, responsável pela área tributária da Carpena Advogados, escritório que representa a empresa, “esse cronograma é ilegal, uma vez que, em primeiro lugar, o Estado não pode legislar a respeito do aproveitamento de créditos de ICMS oriundos de exportação; e, em segundo lugar, não há qualquer veículo legal definindo os critérios sobre como se dará o cronograma.”



O advogado ressalta que a liminar obtida é muito importante porque “simplesmente não se sabe como seria o cronograma das próximas transferências de crédito, se a empresa poderia aproveitar em 03, 05 ou 10 parcelas, se o aproveitamento poderia se dar neste ano ou somente em 2008, e se leva em consideração a condição de quem cede ou de quem recebe o crédito”.



Dessa forma, com a liminar obtida, a empresa poderá utilizar os créditos de ICMS que receber sem qualquer vedação, sem ter que respeitar ao cronograma recém instituído, podendo realizar as compensações imediatamente.



Segundo Eduardo Lemos, a decisão que autoriza a compensação imediata dos créditos de ICMS não fere o art. 170-A do Código Tributário Nacional, nem viola a súmula nº 212 do STJ, uma vez que o crédito tributário em si não está sendo objeto de discussão judicial, mas sim, apenas o prazo para o seu aproveitamento.

Fonte: Eduardo Caetano Lemos

Data da Notícia: 06/08/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet

dafabet

crazy time A

crazy time A