CPMF- Infeliz Aniversário

O mais controvertido tributo brasileiro, a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), completa 10 anos hoje. Desde que começou a ser cobrada, no dia 23 de janeiro de 1997, a CPMF divide opiniões. O governo ficou viciado e já não consegue mais viver sem sua arrecadação, que foi de R$ 32,1 bilhões no ano passado. Os administradores tributários alegam que ela é simples, difícil de sonegar e atinge um universo grande de contribuintes. Os empresários, entretanto, garantem que a contribuição traz enormes distorções à economia e tira competitividade do produto brasileiro.

De acordo com os planos da equipe econômica, esse embate vai continuar nos próximos anos. O governo deve propor mais uma prorrogação de sua vigência com a permanência da alíquota de 0,38%. Pela legislação atual, a CPMF deveria deixar de existir no final deste ano. “Temos o ano inteiro para negociar”, disse ontem o ministro da Fazenda, Guido Mantega, justificando a ausência da medida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A idéia de cortar progressivamente a alíquota, que baixaria para 0,08% em 10 anos, está descartada. Mas pode ressuscitar na dura discussão que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai enfrentar no Congresso para renová-la.

De um lado e de outro, o aniversário da contribuição desperta paixões. Tanto que o governo ainda não teve coragem de torná-la permanente, embora não possa prescindir de sua existência sob pena de jogar fora o equilíbrio fiscal. “Não temos nada para comemorar. Como é cobrada em cada etapa de produção, a CPMF encarece o produto nacional. Além disso, toda vez que alguém emite um cheque ou retira dinheiro para comprar algo, paga 0,38%. Isso reduz os recursos destinados ao consumo”, resume o economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Carlos Thadeu de Freitas.

Na opinião do economista, a CPMF tem muito mais pontos negativos do que positivos. “O ideal seria comemorarmos o fim dela”, diz. Ainda assim, Freitas admite que a contribuição ajuda no combate ao caixa 2 das empresas. Com base no volume recolhido pelos bancos em nome de cada contribuinte, a Receita pode estimar rendimentos ou receitas. Assim, é capaz de comparar as projeções com a declaração do Imposto de Renda e identificar eventuais omissões de ganhos. Com base nesse e em outros instrumentos, a Receita Federal autuou contribuintes no valor total de R$ 51,6 bilhões em 2005.

Falta consenso
Nem mesmo o celebrado poder de fiscalização da CPMF é consenso entre os analistas. Para o advogado tributarista Ilan Gorin, da Gorin Auditoria Contábil e Fiscal, o sistema é falho. “Muitas vezes, a Receita acusa indevidamente alguém de ter renda incompatível com a movimentação financeira. Aí, quando se olha de forma mais atenta, percebe-se que o recolhimento alto da CPMF se deveu a várias movimentações dos mesmos recursos”, reclama. Além disso, Gorin argumenta que é um contra-senso citar a fiscalização como principal objetivo do tributo e manter a alíquota alta. “Para fiscalizar, 0,01% seria suficiente.”

O tributarista aponta outros dois defeitos na contribuição: incidir sobre aplicações financeiras e a cobrança “em cascata”. Segundo Gorin, a taxação exige que o investidor se torne um “matemático profissional” para calcular a rentabilidade das aplicações, além de engessá-lo na hora de remanejar os recursos de um lado para outro. Quando feitas pela chamada conta-investimento, migrações entre aplicações foram isentas de CPMF. A caderneta de poupança também é isenta. Para Gorin, a cobrança “em cascata” se tornou contraditória depois que o governo terminou com a cumulatividade do Pis e da Cofins.

O consultor Everardo Maciel, secretário da Receita Federal no momento da criação da contribuição, defende o tributo do qual se diz “pai por adoção”. Para ele, um imposto não deve ser julgado por pontos isolados, mas sim pelo “conjunto da obra”. “A CPMF é de fácil cobrança, baixa sonegação, alto poder arrecadatório e ajuda na fiscalização de impostos. O argumento de que iria provocar fuga dos bancos virou uma lenda. Tudo isso é mais do que suficiente para aprová-la”, avalia. Ele é favorável à manutenção da contribuição como eficiente instrumento de arrecadação, com uma alíquota de 0,20%.

Para Everardo, a redução da taxação exigiria corte de gastos, o que lhe parece longe dos planos do governo. O ex-secretário classifica os opositores da CPMF em dois grupos. O primeiro resiste porque sua existência não está prevista nos manuais clássicos. “O segundo é contra porque a CPMF funciona. Na verdade, eles não querem pagar imposto nenhum. Para esse grupo, faltam fundamentos éticos”, ataca. Na avaliação de Everardo, isentar alguns setores da economia, como chegou a ser estudado na elaboração do PAC, acabaria com uma das melhores características da contribuição: sua generalidade.

Fonte: Correio Braziliense

Data da Notícia: 24/01/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet