Devolução do IR deve ser rápida

Foi aprovado, ontem, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado o projeto de lei n° 41/2004, que obriga o governo a devolver o Imposto de Renda (IR) retido a maior na fonte no mesmo ano da declaração.

Segundo a secretaria da CAE, como a matéria foi aprovada em decisão terminativa, se um décimo dos senadores, no mínimo, não entrar com recurso, o projeto de lei segue direto para votação pela Câmara dos Deputados Federal. Se a nova legislação for aprovada ainda neste ano, as normas começam a valer em relação ao recolhimento do Imposto de Renda no exercício de 2007.

O texto do projeto de lei determina ainda que se a restituição for efetuada após o prazo, seu valor será acrescido de juros de 0,33% por dia de atraso, limitados a 20%.

Dispositivo – Outro dispositivo impõe que o fisco não pode deixar de cumprir o prazo para restituição alegando a existência de procedimento fiscal para apurar a exatidão da declaração, “o que não impede o lançamento posterior pela Receita Federal de eventuais diferenças verificadas”.

O projeto de lei também estabelece que o prazo para devolução do IR não se aplica às restituições decorrentes de processos que estão sob investigação e de declarações entregues ou retificadas após o prazo para isso.

Em julho deste ano, o Unafisco Regional de São Paulo, que representa os auditores fiscais, entrou com ação em nome dos associados pleiteando que a restituição do IR seja corrigida pela taxa básica de juros (Selic) a partir de 1° de janeiro do exercício da apuração do tributo. Desde 1995, o montante devolvido ao contribuinte é atualizado a partir de maio.

Fonte: Diário do Comércio

Data da Notícia: 04/10/2006 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

dafabet

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet

dafabet

crazy time A

crazy time A