CND: propostas chegam a Brasília

As propostas do movimento de entidades empresariais para desburocratizar a emissão de Certidões Negativas de Débito (CNDs) serão discutidas hoje em Brasília pelo secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e pelo procurador-geral da Fazenda Nacional, Luiz Inácio Adams. A informação é do advogado Roberto Pasqualin, presidente da Força Tarefa de Tributação da Câmara Americana de Comércio (Amcham), onde, na última sexta-feira, foi realizado um debate sobre o assunto.

As sugestões apresentadas pelas mais de 40 entidades que fazem parte desse movimento, entre elas a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), são: ampliação do prazo de validade das CNDs, estipulação de prazo para que novas pendências tributárias não impeçam a emissão do documento; efeito suspensivo do prazo da CND enquanto são analisados os envelopamentos; suspensão do prazo da certidão em caso de greve da Receita, e que fique expresso no Código Tributário Nacional (CTN) o rol de situações que exigem a certidão.

Na Amcham, segundo Pasqualin, o procurador anunciou, também, que hoje será expedido um ato da Procuradoria desobrigando a apresentação da certidão de objeto e pé – documento que mostra a fase de tramitação dos processos de uma empresa na Justiça – para obtenção da CND.

São Paulo – Na última quinta-feira, em encontro com empresários ligados à Confederação Nacional de Serviços (CNS) para discutir o tema, o superintendente da Receita Federal no Estado de São Paulo, Edmundo Spolzino, rejeitou as propostas das entidades e disse que, em 90% dos casos, a demora decorre de erros do próprio contribuinte. “Quando intimamos o contribuinte, menos de um terço vai à Receita Federal”, reclamou.

De acordo com Spolzino, a partir do próximo ano, a situação em São Paulo deve se normalizar. Segundo ele, desde 2005, os funcionários da Receita concentram-se na resolução de uma demanda de cobranças administrativas acumulada a partir de 2001. “Isto gerou um volume de trabalho além do normal”, comentou.

Como medidas práticas para agilizar a emissão da CND, Spolzino informou que haverá um reforço de 200 funcionários nas delegacias da Receita e serão inauguradas novas Centrais de Atendimento ao Contribuinte (CACs) no estado, sendo uma delas na Avenida Paulista.

Também está em estudo um atendimento conjunto pela Receita e Procuradoria sobre CNDs. Além disso, o superintendente garantiu que, ainda neste ano, o horário de atendimento aos contribuintes na Receita Federal em São Paulo passará a se realizar das 8 às 18 horas. Hoje, funciona das 8 horas ao meio-dia.

A Receita, em São Paulo, recebe cerca de 230 pedidos de CND por dia. Na semana passada, o órgão publicou nota informando que, em agosto, foram emitidas 1,34 milhão de certidões, das quais 1,31 milhão pela internet. O problema é que, pela internet, são emitidas apenas as CNDs de quem não tem pendência na Receita ou Procuradoria. Para o presidente da CNS, Luigi Nese, “não fossem o peso da carga tributária e numerosas normas que dificultam entender o quer o fisco, os empresários não teriam tantos problemas na obtenção da CND”.

Fonte: Diário do Comércio

Data da Notícia: 25/09/2006 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

dafabet

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet

dafabet

crazy time A

crazy time A