Carga tributária equipara as cooperativas a empresas

Além de descumprir a lei, isso tem acarretado diversos problemas ao setor, visto que o cooperado é também tributado como pessoa física, o que acaba, em alguns casos, gerando uma bi-tributação. Para corrigir essa situação, o setor luta por uma lei que regulamente o ato cooperativo e a tributação do setor.

Hoje o setor é regulamentado pela Lei 5.764, de 1971. Há no Congresso Nacional projetos de lei que tramitam há cerca de 15 anos, mas, segundo o deputado federal Odacir Zonta (PP-SC), líder da Frente Parlamentar Cooperativa (Frencoop-nacional), que esteve na Feira Internacional de Cooperativas, Fornecedoras e Serviços (Fenacoop) , em São Paulo, a lei deverá ser aprovada até maio de 2005. Entretanto, o projeto não alterará a tributação das cooperativas. “Temos alguns itens que são tratados no projeto, mas a questão tributária não é abordada completamente nele”, afirma Zonta.

“A Constituição de 1988 já garante tratamento tributário diferenciado para o segmento, mas nem sempre isso é respeitado”, reclama o superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Marco Aurélio Fuchida.

Enquanto a lei não sai, o governo ameniza a situação das cooperativas e, na Lei 10.865, editada no primeiro semestre do ano, isentou as cooperativas da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) a partir de janeiro de 2005. Hoje elas pagam CSLL sobre a receita total, inclusive sobre atos cooperativos.

Na ponta do lápis
Como a situação, na prática, prejudica as cooperativas, é importante que elas conheçam exatamente quais tributos devem pagar, e qual a base, determinada pela lei, de cada tributo, para evitar pagamentos a maior. De acordo com o advogado Jéferson Nardi, da Trevisioli Advogados Associados , em geral as cooperativas pagam quase todos os tributos que as empresas normais, mas o tipo de taxa varia de acordo com o ramo da cooperativa e o estado no qual tem sede. Em geral, as cooperativas pagam Imposto de Renda (IR) sobre os atos não-cooperativos, e são isentas quanto aos atos cooperativos.

No caso das contribuições ao Programa de Integração Social (PIS), ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), as cooperativas pagam no regime cumulativo, sobre a receita bruta da cooperativa, já descontadas algumas exclusões previstas em lei, de acordo com cada ramo. “As cooperativas de trabalho e serviços não têm quase que nenhuma exclusão permitida, já as cooperativas de produção ligadas à atividade rural são as que mais têm deduções permitidas”, analisa o advogado Jéferson Nardi.

A legislação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) varia de estado para estado, mas em geral todas as cooperativas devem pagar o ICMS sobre o valor da nota fiscal. “Diferentemente das empresas do Simples, as cooperativas possuem direito aos créditos fiscais de ICMS”, explica Nardi.

Alguns ramos e setores possuem benefícios que muitas vezes valem para as cooperativas. Em São Paulo, entretanto, quase todos ramos pagam o ICMS.

No Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), todas as cooperativas de produção pagam, sobre o valor agregado do produto, como as empresa normais, com direito ao crédito fiscal.

Já as cooperativas de trabalho e serviços são contribuintes do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), sobre valor da nota fiscal. As alíquotas variam de 2% a 5%.

De acordo com Nardi, os ramos de trabalho e serviço são os mais onerados. “O ISS, o Pis e a Cofins levam cerca de 8,65% da receita bruta”, diz. As cooperativas rurais têm a carga mais leve. Dúvidas: .

Fonte: DCI

Data da Notícia: 11/08/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

dafabet

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet

dafabet

crazy time A

crazy time A