CNPL contesta no STF lei que permite a retenção de tributos na fonte

A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) ajuizou no Supremo Tribunal Federal Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3141), com pedido de liminar, contra dispositivos da Lei Federal 10.833/03, que alterou o Sistema Tributário Nacional.

Na ação, a entidade pede ao Supremo a suspensão dos parágrafos 1º e 3º do artigo 28, assim como todo o artigo 30 da lei atacada. De acordo com a CNPL, a lei dispôs sobre a retenção na fonte pagadora de valores referentes ao Imposto de Renda, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Cofins e a contribuição para o PIS/PASEP das empresas prestadoras de serviços, deixando claro que a regra atinge o patrimônio jurídico dos profissionais liberais.

Alega, também, que ao elaborar a lei, o legislador não teria observado que a retenção de tributo na fonte é uma medida excepcional, podendo ser instituída apenas por lei complementar e não por lei ordinária, conforme o artigo 146 da Constituição Federal. Argumenta, por fim, que tal alteração no Sistema Tributário Nacional fere o preceito da capacidade contributiva, previsto no artigo 145 da Constituição e a proibição do confisco, que está no artigo 150 da CF. O ministro Celso de Mello é o relator da ação.

Fonte: STF

Data da Notícia: 25/02/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

dafabet

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet

dafabet

crazy time A

crazy time A