IRPF 2022: Receita libera pagamentos do 4º lote de restituição hoje (31)
Nesta quarta-feira (31), a Receita Federal faz o pagamento do quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022, referente ao ano-calendário 2021, que inclui também restituições de anos anteriores.
O lote é o penúltimo previsto para este ano e serão distribuídos R$6 bilhões a 4.462.564 contribuintes, sendo que 4.362.766 são não prioritários, que entregaram declarações deste ano e de exercícios anteriores até 30 de maio de 2022.
O saldo dos contemplados têm prioridade legal, sendo 7.855 idosos acima de 80 anos; 60.575 entre 60 e 79 anos; 5.514 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 25.854 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
O acerto será feito diretamente na conta bancária do titular, conforme informado na declaração deste ano.
Caso o contribuinte tenha valores a receber da Receita referente ao IRPF e não foi contemplado neste lote, poderá verificar se foi incluído na malha fina. Durante a consulta de quem recebe ou não os valores no quarto lote da restituição será possível verificar se há pendências na declaração que impeçam o pagamento.
O quinto e último lote de restituição do IRPF 2022 será pago no dia 30 de setembro, encerrando os acertos previstos neste ano.
Como consultar o quarto lote da restituição
Para conferir se a restituição está disponível, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
A consulta também poderá ser feita pelo aplicativo oficial da Receita, disponível para tablets e smartphones, que consulta diretamente no sistema do órgão sobre a liberação das restituições, e ainda a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
IZABELLA MIRANDA
Jornalista