Proposta obriga governo a devolver imposto de renda pago a mais no mesmo ano da declaração

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deve examinar, no esforço concentrado da primeira semana de setembro, proposta que obriga a Receita Federal a devolver o Imposto de Renda retido a mais na fonte no mesmo ano em que foi feita a declaração. De autoria do senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA), o projeto (PLS 41/04) determina que a restituição seja efetuada até o último dia útil do mês de dezembro, quando se encerra o exercício fiscal.

Para o senador, a restituição do imposto pago a mais no ano seguinte ao da declaração representa “autêntico empréstimo compulsório”, instituído sem base constitucional. Na justificativa ao projeto, Tourinho classifica ainda de “moralmente injustificável” o fato de o governo dispor de dinheiro que não lhe pertence, segundo ele como “forma artificial” de criar superávit primário (economia para pagamento de juros da dívida pública).

Com o objetivo de desencorajar os atrasos, a proposta também obriga o governo a pagar juros por atraso (mora) no caso de descumprimento do prazo de devolução. No texto de Tourinho, foi previsto juro de mora de 1% ao mês – valor substituído por 0,33% ao dia, até um limite de 20%, no substitutivo proposto pelo relator da matéria, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

Mesmo nos casos em que a declaração esteja sob investigação fiscal, a Receita terá a obrigação de restituir o imposto que tenha sido apurado a maior na declaração anual. O acerto de contas será feito depois de concluído o processo investigatório. O projeto esteve em pauta em julho na CAE, em decisão terminativa, mas foi adiado por pedido de vista do senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

Ainda na justificativa, Tourinho admite que já houve avanços na legislação fiscal com a decisão do Ministério da Fazenda de aplicar juros com base na taxa Selic para a atualizar os valores restituídos, assim como para os valores devidos ao Fisco pelo contribuinte. No entanto, observa que a legislação vigente (Lei 9250/95) fixou prazo para o pagamento de diferenças a favor do governo, mas foi omissa quanto às devoluções.

Com o parecer favorável ao projeto de Tourinho, o relator considerou prejudicada proposta para normatizar o prazo das restituições assinada pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS). Em seu projeto, Simon pretende determinar que a devolução do imposto pago a maior seja feita em até 60 dias após a entrega da declaração anual.

Fonte: Agência Senado

Data da Notícia: 09/08/2006 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet