STF recebe ADI sobre inclusão dos serviços notariais e de registro no rol de tributação do ISS

A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg) ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3089) contra os itens 21 e 21.1, constantes da lista anexa à Lei Complementar nº 116/2003, que dispõe sobre o Imposto sobre Serviços de qualquer natureza (ISS), de competência dos municípios e do Distrito Federal. Os itens impugnados incluem os serviços notariais e de registro no rol dos serviços tributados pelo ISS.

A Anoreg sustenta que a inclusão dos serviços notariais e de registro na incidência do ISS fere o artigo 236 (“Os serviços notariais e de registro são exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público”) da Constituição Federal, pois esses serviços são públicos, derivados de delegações da atividade estatal, e a cobrança de valores para a sua prestação teria a natureza jurídica de taxa, estabelecida pelo Estado Federado.

O ministro Carlos Ayres Britto, relator de Ação Direta de Inconstitucionalidade 3089 adotou o rito do artigo 12, da Lei nº 9868/99, e despachou solicitando informações ao Presidente da República e em seguida determinou a abertura de vista ao Advogado-Geral da União e ao Procurador-Geral da República.

O ministro somente analisará o pedido de concessão de medida cautelar da ADI após as manifestações. Ayres Britto amparou-se no art. 12 da Lei 9.868/99, onde se determina que, havendo pedido de medida cautelar, o relator pode submeter o processo diretamente ao Tribunal em virtude da relevância da matéria, após a manifestação da Advocacia Geral da União e da Procuradoria Geral da República.

Fonte: STF

Data da Notícia: 07/01/2004 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet