Projeto “freia” fiscais após veto à Emenda 3

Eduardo Bresciani

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou na sexta-feira a emenda de número três do projeto que cria a Receita Federal do Brasil, chamada de Super Receita. Para tentar atender o objetivo da emenda, o governo vai enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei com urgência constitucional alterando o processo de desconstituição da pessoa jurídica pela Receita.
A justificativa do veto é a violação do princípio constitucional da independência entre os poderes. O governo garantiu que a alteração não provocará aumento de impostos para as pessoas jurídicas com atuação personalíssima.
A emenda de número três, incluída no texto pelo Senado, determinava que a desconsideração de pessoa jurídica só poderia ser realizada após decisão do judicial. Dessa forma, o fiscal não poderia mais autuar e multar de imediato a empresa na qual julgasse encontrar fraude nas relações trabalhistas com outras prestadoras de serviço.
O objetivo dos senadores era atender as milhões de pessoas jurídicas personalíssimas que prestam serviço exclusivamente a outras pessoas jurídicas e vinham sendo alvo de autuações de fiscais da Receita e do Trabalho. No projeto de lei do governo, o contribuinte ganhará uma salvaguarda contra a atuação do fiscal, mas a decisão não será remetida à Justiça.
O projeto regulamentará o artigo 116 do Código Tributário Nacional, que trata da desconsideração da pessoa jurídica. Pela proposta, o fiscal fará uma notificação ao encontrar uma relação de trabalho que julga incorreta. O empresário poderá se defender junto ao delegado da Receita, que definirá a procedência ou não da notificação. “A empresa não poderá mais ser desconstituída sem antes uma ampla defesa”, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
De acordo com o ministro, o governo não irá aproveitar a discussão para enviar ao Congresso um projeto regulamentando qual relação das pessoas jurídicas personalíssimas considera legal. “Nesse projeto apenas estamos descrevendo um procedimento administrativo mais confortável para o contribuinte, mas em seguida nós vamos ter que definir esta relação jurídica nova que está surgindo”. Ele reconheceu que relações entre pessoas jurídicas personalíssimas e outras empresas não podem ser consideradas ilegais, mas sim uma alteração no mercado de trabalho que não pode ser ignorada. “Essas pequenas e médias empresas têm direito a pagar impostos menores”, admitiu o ministro da Fazenda.
Medida provisória
Até a manhã de sexta, a decisão do governo era pela edição de uma MP. A mudança de posição ocorreu após uma série de reuniões com líderes da base aliada. “O projeto de lei permitirá aos deputados e senadores ajudar na construção e na elaboração de um projeto de lei que atenda aos reclames que inspiraram a elaboração da emenda de número três”, explicou o líder do governo na Câmara, José Múcio Monteiro.
Mantega afirmou que a decisão de enviar o projeto de lei permitirá um maior diálogo com a sociedade. Disse que se encontrará nessa semana com presidentes das entidades representantes das empresas prestadores de serviço e promete dialogar também com as centrais sindicais. “Estamos enviando uma sugestão que poderá ser modificada, modificada para melhor, inclusive”, afirmou ele. O ministro disse também que não há hipótese de a regulamentação resultar em aumento de imposto. “Não vou propor aumento de impostos, não vai haver aumento de taxação e, portanto, ninguém deve se preocupar com isso.”
Oposição
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio, diz que a solução do governo não atende ao desejo da oposição, autora da emenda três. Para ele, o governo quer intervir nas relações entre pessoas jurídicas ferindo o princípio da livre iniciativa. Na visão do tucano, a proposta do governo de repassar a definição sobre a multa do auditor para o delegado da Receita não resolve o problema. “É como se você quiser tirar uma decisão do Exército e colocar na Aeronáutica e ao invés disso mudar do tenente para o general.”

Fonte: DCI

Data da Notícia: 19/03/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet