PIS/Cofins incide só sobre faturamento

Base de cálculo deve considerar apenas a receita da venda e prestação de serviços, diz juíza. A Quaker Textil do Brasil conseguiu decisão judicial que permite que a empresa calcule as contribuições ao Programa de Integração Social (PIS) e para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) considerando como base de cálculo apenas seu faturamento mensal – ou seja, a receita das vendas e prestação de serviços.

A juíza federal Elizabeth Leão, da 12ª Vara do estado de São Paulo, declarou em sua sentença “a inexistência de relação jurídico tributária que obrigue o impetrante (Quaker) a recolher a Cofins e o PIS sobre as receitas não auferidas naquilo que exceder seu faturamento mensal”. Considerou também inconstitucionais os dispositivos da Lei 10.637/02 e da Lei 10.833/03 que, respectivamente, definem a base de cálculo do PIS não-cumulativo e da Cofins não-cumulativa como “o total das receitas auferidas pela pessoa jurídica”.

De acordo com o advogado da causa, Régis Palotta Trigo, do escritório Marcondes Advogados Associados, a decisão é a primeira nesse sentido do seu escritório e pode ser usada por outras empresas tributadas pelo regime do lucro real.

“A sentença é importante por considerar inconstitucional o alargamento da base de cálculo do PIS/Cofins, mesmo após a promulgação da Emenda Constitucional (EC) 20/98”, afirma o advogado. A EC 20/98 tornou fácil a interpretação pelo Fisco de que as expressões “total da receita auferida” e “faturamento” são sinônimas permitindo que, após sua entrada em vigor, a base de cálculo do PIS/Cofins seja entendida como faturamento “ou” receita.

Discussão no STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) já discutiu esses conceitos no julgamento do recurso extraordinário da Divesa Distribuidora Curitibana de Veículos, do Paraná, que discutia a inconstitucionalidade de dispositivo da Lei 9.718/98 – sobre a tributação de PIS/Cofins cumulativo, para as empresas tributadas pelo regime do lucro presumido – que alargava a base de cálculo das contribuições. Na época, o Supremo declarou esse alargamento inconstitucional até a publicação da EC 20/98.

Trigo afirma que o seu escritório tem vários processos para discutir a base de cálculo do PIS/Cofins antes e depois da não-cumulatividade. “O STF ainda não julgou ação que discute a base de cálculo das contribuições para as empresas tributadas pelo lucro real, que pagam o PIS/Cofins não-cumulativo”, explica. “Por isso, essa sentença pode ser um precedente”, complementa o advogado.

Para a advogada Ana Cláudia Queiroz, do Maluly Advogados, a decisão é importante porque a carga de PIS/Cofins para empresas tributadas pelo lucro real é muito grande. A advogada lembra que a não-cumulatividade foi criada para que as contribuições não incidam em cascata, mas as alíquotas aumentaram e várias deduções da base de cálculo foram vedadas. “Assim, a base de cálculo começou a inchar. Por isso, se há possibilidade do Judiciário sinalizar redução dessas bases de cálculo, isso vai beneficiar as empresas”, afirma.

Decisões raras
O advogado Paulo Sigaud, do escritório Felsberg Advogados, confirma que são raras as decisões que estendem a proibição do alargamento da base de cálculo do PIS/Cofins para frente. “A maioria entende que com a edição dessas leis de 2002 e 2003 a viabilidade dessa discussão estaria encerrada”, diz.

“Faço ressalva de que como decisão do Supremo examinou profundamente a 9.718/98, essas novas leis acabaram recepcionando as novas bases de cálculo das contribuições. Assim, elas estariam em consonância com a EC 20/98”, argumenta o advogado.
Para Sigaud, ainda é muito cedo para uma dessas decisões contra o alargamento suba para os tribunais superiores. “Mas também acho que dificilmente esse tema voltará a encantar os ministros do Supremo”, ressalva o advogado.

Na sentença que beneficia a Quaker, a juíza Elizabeth Leão reconhece ainda o direito do impetrante compensar os valores indevidamente recolhidos a maior a esse título desde fevereiro de 1999.

(Gazeta Mercantil/Caderno A – Pág. 16)(Laura Ignacio)

Fonte: Gazeta Mercantil

Data da Notícia: 26/10/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet