Além de linha de crédito, Mantega fala em agilizar devolução de tributos ao setor calçadista

As perdas com a desvalorização do dólar frente ao real poderão ser abrandadas nas indústrias calçadista, moveleira e têxtil por meio de financiamentos de capital de giro mais atraentes e menos burocráticos, além de agilização na devolução de tributos. A opinião é do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que adiantou hoje a criação de uma nova linha de crédito para esses setores, a ser anunciada após o segundo turno das eleições.

Na avaliação de Mantega, os problemas do setor produtivo não se resumem aos causados pelo câmbio, mas também aos altos custos de crédito e à carga tributária, além de dificuldades com infra-estrutura. “Quando o câmbio era favorável, ele encobria as outras questões de competitividade. Com a perda da vantagem cambial ficam mais nítidas as desvantagens (competitivas) em relação a esses outros critérios”, explica.

Para dirimir pelo menos parte desses problemas é que está sendo criado esse grupo de trabalho do setor calçadista que contará, segundo o ministro, com a participação da Secretaria de Política Econômica, da Secretaria da Receita Federal e do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio.

Além do crédito a ser anunciado nos próximos dias, Mantega afirma que serão estudadas maneiras para que a devolução de impostos a empresários seja feita mais rapidamente. “A solicitação de devolução de tributos tem que ser analisada pela Receita Federal, mas é possível agilizar isso. Hoje leva até seis meses para a devolução. Nós vamos abreviar esse prazo”, disse, destacando que medida semelhante foi tomada no caso do setor moveleiro em Santa Catarina e no Paraná.

Segundo Paulo Afonso Ribeiro, presidente do Sindicato de Sapateiros de Franca, as empresas desse pólo calçadista de São Paulo já chegaram a empregar 36 mil pessoas na década de 80, mas conta atualmente com apenas 20 mil postos de trabalho em toda a cadeia produtiva. “O setor tem uma grande capacidade de geração de emprego e precisa do apoio do governo”, disse.

Fonte: Valor on line

Data da Notícia: 24/10/2006 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet