Norma limita dedução de frete no PIS/Cofins

Marta Watanabe – Uma medida da Receita Federal trouxe uma restrição que deverá levar à Justiça empresas que têm alta despesa com fretes relativos a transportes entre seus estabelecimentos e instalações. A Coordenação Geral do Sistema de Tributação (Cosit) da Receita em Brasília determinou que esse frete não pode ser deduzido dos 9,25% de Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Ou seja, os dois tributos passam a ser cumulativos no caso desse frete.

A medida prejudica principalmente os setores varejista, agroindustrial, química/petroquímica e de alimentos e bebidas. Esses são os segmentos nos quais os custos de transporte entre instalações da mesma empresa são mais representativos, segundo o pesquisador Maurício Lima, do Centro de Estudos em Logística do Coppead, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O centro fez um levantamento do custo do frete em 14 segmentos.

Lima diz que, em média, as despesas com transporte rodoviário representam 4,3% da receita líquida das empresas. As transferências entre instalações da mesma empresa costumam representar, em média, 18% dos custos totais de frete, mas em alguns segmentos essa despesa é mais representativa.

No setor agroindustrial, por exemplo, o gasto com transporte de carga chega a 6,2% da receita líquida. Do total, informa Lima, 30% são de frete entre instalações da mesma empresa. Na área química e petroquímica, as despesas com transporte chegam a 5,1% da receita líquida. Disso, 28% são gastos com fretes intra-empresa. No setor varejista, os fretes entre estabelecimentos representam 30% dos gastos totais com transporte rodoviário de cargas. Em indústria de alimentos e bebidas, o percentual é de 24%.

A nova norma, na verdade, é uma solução de divergência da Cosit. Esse tipo de norma é emitido pela Receita Federal em Brasília quando duas ou mais regiões fiscais possuem opiniões divergentes em consultas de contribuintes sobre um mesmo tema. A solução de divergência representa a interpretação oficial da Receita Federal que deve ser aplicada a todas as empresas e seguida pela fiscalização.

O advogado Gilson Rasador, do escritório Piazzeta, Boeira, Rasador e Mussolini Advocacia Empresarial, explica que o ato da Receita proíbe o crédito de PIS e Cofins pago em fretes contratados para deslocamento de mercadorias dos estabelecimentos industriais para os distribuidores da mesma empresa. A Receita aceita apenas o crédito do PIS e da Cofins pago no transporte de produtos acabados, que saem dos centros distribuidores para os clientes.

Segundo Rasador, as empresas deverão levar o assunto ao Judiciário. “A legislação do PIS e da Cofins não-cumulativos permite descontar créditos sobre mercadorias, bens e serviços adquiridos para emprego na produção e comercialização. Não há qualquer fundamento para vedar o crédito sobre o valor do frete relativo a transporte de produtos entre estabelecimentos do próprio contribuinte, sejam estes destinados à venda ou industrialização”, argumenta ele. Para o advogado, a medida causará aumento de custo nas empresas, porque, na prática, significa tributar o custo do frete a 9,25%. “Numa empresa química atendida pelo escritório, o custo dessa movimentação entre estabelecimentos é de R$ 5 milhões mensais, em média, o que significa recolhimento anual adicional de R$ 5,64 milhões em PIS e Cofins.”

Para o advogado Júlio de Oliveira, do Machado Associados, a medida certamente será questionada pelas empresas. Ele lembra que as alíquotas anteriores do PIS e da Cofins, quando calculadas de forma cumulativa, somavam 3,65%. Ao serem transformadas em não-cumulativas, foram elevadas para 9,25%. “Teoricamente, porém, as empresas poderiam abater os custos sobre o qual as novas alíquotas seriam aplicadas. A medida da Receita restringe isso”, diz.

Um levantamento feito pelo escritório mostra que a questão foi objeto de resposta a consulta em pelo menos seis da dez superintendências regionais da Receita Federal. A oitava região fiscal, do Estado de São Paulo, e a quinta região, que responde por Bahia e Sergipe, chegaram a soltar respostas favoráveis.

A Superintendência em Salvador considerou que o frete gera créditos para o cálculo da Cofins quando o serviço é realizado por outra empresa, no transporte de insumos, desde que o produto acabado seja destinado à venda. Consultas respondidas pela superintendência em Curitiba – que responde Paraná e Santa Catarina – , porém, vedam o uso do crédito por empresa varejista que usa o transporte interno de mercadorias entre o depósito e as lojas.

Fonte: Valor Online

Data da Notícia: 23/10/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet