X-Tudo ainda gera polêmica

O Projeto de Lei (PL) n° 552/06, batizado de X-Tudo, continua criando polêmica. A discussão agora gira em torno dos substitutivos apresentados, principalmente o do prefeito Gilberto Kassab (PFL), que atualiza o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 3,7%, mas mantém o aumento do Imposto sobre Serviços (ISS).
Ambos os substitutivos – o outro foi apresentado pelo Centrão (formado por parlamentares do PL, PMDB, PP e PTB) – estão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Vereadores de São Paulo, à espera de votação, mas entidades como a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) já assumiram posição contrária às propostas apresentadas.

O texto original do X-Tudo criava um parcelamento de débitos tributários, tornava lei a atualização da base de cálculo do Imposto de Transmissão Inter-vivos de Bens Imóveis (ITBI), atualizava a Planta Genérica de Valores (PGV) – aumentando o IPTU –, e elevava o ISS em 230%. Assim que o prefeito desistiu do PL, o vereador Ademir da Guia apresentou um substitutivo elaborado por representantes do Centrão, que mantém apenas o parcelamento de débitos.

Aumento – Na nova proposta do Executivo, o ponto mais polêmico é o aumento do ISS, que seria implementado em quatro anos. Segundo o assessor da presidência do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo (Sescon-SP), José Constantino de Bastos Júnior, para os profissionais autônomos, o novo texto mantém o aumento de 53,8% em 2007.

Já para os autônomos de nível superior, a elevação do imposto é de 26,9% em 2007 e de 53,8% (a base de cálculo é sempre o quanto ele paga atualmente) em 2008. Para as sociedades uniprofissionais (advogados, médicos e contabilistas), o aumento seria de 57,4% no ano que vem, e de 114,8%, em 2008, passando para 229,7% em 2010.

Para Bastos Júnior, ainda que parcelado, o aumento é brutal. “Em reunião com as mais de 50 entidades do Fórum Permanente em Defesa do Empreendedor, decidimos pedir uma revisão da proposta do governo”, afirma. Além disso, o fórum está acompanhando a tramitação na Câmara para se manifestar contra a manutenção do aumento do ISS.

Críticas – Assim que o X-Tudo foi apresentado na Câmara, a ACSP e a seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) encaminharam à Prefeitura um levantamento sobre o X-Tudo, com críticas ao aumento de tributos.

A consultoria jurídica da ACSP está analisando as respostas da Prefeitura, mas o diretor da entidade Marcel Solimeo antecipou que a Associação Comercial não mudará sua posição de ser contrária a qualquer aumento de tributo. “Nosso próximo passo é ir à Câmara de Vereadores para discutir o substitutivo do governo”, diz Solimeo.

A mesma posição tem a seccional paulista da OAB. “Estamos atentos à tramitação dos substitutivos na Câmara e à possibilidade de apresentação de alguma outra proposta que atenda tanto aos interesses do governo quanto aos da sociedade”, afirma o presidente da Comissão Especial de Assuntos Tributários da entidade, Luiz Antônio Caldeira Miretti.

A OAB-SP também aguardará audiência pública das propostas na Câmara para se manifestar, o que deve demorar para ocorrer.

O vereador Paulo Fiorillo (PT) já adiantou que, por ser tão polêmico quanto a primeiro projeto, o substitutivo deverá gerar muita resistência na Câmara. “Isso deverá impedir a votação da proposta ainda neste ano”, disse.

Já o vereador Gilson Barreto (PSDB), líder do governo na Casa, aposta na votação do X-Tudo ainda em 2006. “Acredito na sensibilidade dos vereadores. Mesmo porque o substitutivo ao Projeto de Lei n° 552/06 tem que ser votado ainda neste ano para poder entrar em vigor em janeiro do ano que vem”, explica.

Fonte: Diário do Comércio

Data da Notícia: 14/12/2006 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/