Wilson Matos sugere derrubada de veto à Emenda 3 da Super-Receita

Nesta sexta-feira (13), em seu primeiro discurso no Plenário, o senador Wilson Matos (PSDB-PR) defendeu a derrubada do veto presidencial à Emenda 3 apresentada ao projeto de lei que criou a Super-Receita. Para o senador, o veto do presidente é “insustentável”.

– Precisamos aperfeiçoar o ordenamento jurídico, mas jamais cercear os que trabalham verdadeiramente como pessoas jurídicas. A informalidade, sim, é nefasta e atinge quase 60% dos trabalhadores brasileiros – afirmou.

A emenda determina que os auditores fiscais não teriam poder para agir quando entendessem que uma relação de prestação de serviços entre pessoa jurídica formada por uma só pessoa e uma empresa fosse, na verdade, uma relação trabalhista. Pelo texto aprovado no Congresso Nacional, apenas a Justiça do Trabalho teria o poder de decidir e punir essas empresas nos casos de contratação irregular de pessoas jurídicas.

O senador lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei no dia 16 de março passado, criando a chamada Super-Receita, que unificou as Secretarias da Receita Federal e da Receita Previdenciária. O senador destacou que a matéria foi sancionada com veto à Emenda nº 3 apresentada à proposição, depois de ter passado por “exaustivas rodadas de negociações” e de ter sido aprovada no Congresso.

– No mundo moderno, notadamente na sociedade do conhecimento e da informação, as relações entre as empresas e as eventuais prestadoras de serviço são as mais complexas possíveis. Não vejo, por mais bem qualificados que sejam os auditores fiscais, condições efetivas que os habilitem a julgar um contrato de trabalho. Sem dúvida, essa é uma atribuição privativa da Justiça do Trabalho – defendeu Wilson Matos.

O senador citou o sociólogo José Pastore, segundo o qual o tipo de empresa que mais cresce em quantidade é a que não tem empregados. De acordo com o sociólogo, nos Estados Unidos, por exemplo, entre 2003 e 2004, houve um aumento de quase um milhão de empresas desse tipo. O senador sugeriu ainda que o Senado debata outras questões que considera limitadoras nas relações trabalhistas e que estão dispostas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) destacou que a tendência nos Estados Unidos é o fim do emprego, a predominância de iniciativas particulares de trabalho. Para Mão Santa, é preciso facilitar o acesso ao trabalho da melhor forma possível. Já o senador Paulo Paim (PT-RS), que é favorável ao veto à Emenda 3, sugeriu que seja realizada, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), uma audiência pública para debater o assunto, a fim de se buscar uma solução de consenso.

Fonte: Agência Senado

Data da Notícia: 16/04/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

dafabet

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet

dafabet

crazy time A

crazy time A