Tributo emperra venda de jóia ao exterior

SÃO PAULO, 25 de abril de 2007 – As exportações da cadeia total de gemas e jóias devem crescer este ano entre 35% e 40%, ante às vendas de US$ 1,130 bilhão em 2006. Desse total, somente a venda de produtos acabados deve apresentar expansão de 20%. O resultado, embora seja bastante positivo, poderia ser ainda melhor. É o que revela o diretor do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Ecio Morais, ressaltando que a carga tributária é um grande entrave para o setor.

Morais lembra que o Brasil é o país com a maior incidência de impostos, 47% no total, enquanto nos Estados Unidos é 7%, na Europa 15% e na Ásia está entre 5% e 6%. “Se nossa carga tributária ficasse na faixa da Europa estaria ótimo”, ressalta, lembrando que até 1989 o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) era de 5%. Quando houve o Plano Collor, o imposto subiu para 20% e nos primeiros 18 meses houve um aumento de arrecadação, entretanto, logo após a arrecadação voltou para os níveis de 1989. “Isso mostra que a alta tributação acaba levando as empresas a optarem pela informalidade”.

Na busca para derrubar o principal obstáculo de expansão do setor, Morais revela que já conseguiu pleito positivo para a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de Minas Gerais (18% para 5%), Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (ambos de 18% para 12%) e está no aguardo de que o mesmo pedido seja aprovado pela secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. “Há uns 30 dias nos reunimos com eles e pedimos para que o ICMS passasse de 18% para 12%. Estamos otimistas de que nosso pleito seja aprovado”, diz, ressaltando ainda que garantiu aos governos que a queda do imposto não vai significar redução de arrecadação. “Nos comprometemos de que não vai haver queda de arrecadação, pelo contrário, pode haver aumento”. (Alessandra Taraborelli – InvestNews)

Fonte: Gazeta Mercantil

Data da Notícia: 25/04/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet