STJ nega liminar a suposto mentor de quadrilha que deu prejuízo de R$ 4 milhões ao Fisco

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Francisco Peçanha Martins, no exercício da Presidência, negou liminar em habeas-corpus a Sílvio Luís Martins Gonçalves.

Preso desde julho do ano passado, Martins foi denunciado pelo Ministério Público (MP) em 2004 como o mentor do “Grupo Unigran”, responsável por fraudes e crimes contra a ordem tributária em posto fiscal no Sul do País.

Segundo a denúncia apresentada, as atividades criminosas do grupo teriam resultado na sonegação de aproximadamente R$ 4 milhões.

Representante comercial no segmento de cereais, Sílvio Luís teria atuado, de forma clandestina, na formação e uso de empresas de fachada e de “laranjas” para inibir a fiscalização fazendária no posto fiscal de Torres, município localizado no litoral norte do Rio Grande do Sul.

O esquema, que permitia a facilitação na passagem de caminhões de carga, envolveria a participação de técnicos do tesouro estadual, agenciadores de cargas e empresários. Juntos, eles promoviam a falsificação de notas fiscais e de autenticações em guias de recolhimento do ICMS, bem como a saída de mercadorias (arroz, combustível e refrigerantes) a falsos destinatários na região Nordeste.

No pedido de concessão de liminar dirigido ao STJ, os advogados de Sílvio Luís alegam falta de justa causa para a manutenção da prisão preventiva. A prisão, decretada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), pretende evitar que o réu possa incorrer novamente nos crimes de formação de quadrilha e falsidade ideológica.

No entender do ministro Peçanha Martins, os motivos expostos no acórdão do TJRS são suficientes para fundamentar a prisão cautelar do acusado, já que visam garantir a ordem pública e econômica.

Além disso, o fato de o réu ser apontado como líder da organização criminosa faz que não se justifique a concessão da liminar na forma como foi pleiteada. Com a decisão, Sílvio Luís não poderá aguardar julgamento em liberdade.

Fonte: STJ

Data da Notícia: 23/01/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet