STF tenta forçar a devolução de tributos

Medida é uma das sete propostas de súmulas vinculantes, que obrigam juízes a seguir a Corte. O Supremo Tribunal Federal (STF) já tem prontas sete propostas de súmulas vinculantes, mecanismo pelo qual instâncias inferiores do Judiciário e a administração pública são obrigadas a seguir decisões reiteradas pela mais alta Corte do País. A de maior impacto financeiro, se aprovada, reduzirá o fardo tributário dos contribuintes e, ao mesmo tempo, a arrecadação do Fisco. A súmula torna obrigatório o cumprimento da decisão do Supremo, de novembro de 2005, de não ampliação da base de cálculo da Cofins e do PIS. Com isso, a União ficou obrigada a devolver aos contribuintes Cofins e PIS cobrados de forma indevida entre 1999 e 2002.

Hoje, a restituição é feita caso a caso, depois de ajuizado pedido na Justiça. Com a edição da súmula, o encontro de contas terá de ser realizado de forma automática, considerando todos os credores. O procurador-geral adjunto da Fazenda Nacional, Fabrício da Soller, não sabe informar o tamanho do esqueleto. Mas reconhece que é bilionário e a Fazenda não mais poderá recorrer nos processos. “São os efeitos colaterais (da súmula)”, diz o procurador. Com o aumento da base de cálculo, a arrecadação da Cofins saltou de R$ 18,7 bilhões, em 1988, para R$ 32,1 bilhões, em 1999.

No pacote, há também súmulas favoráveis ao governo. Uma delas consolida decisão de 2002, que considerou constitucional aumento da alíquota da Cofins de 2% para 3%.

Fonte: Gazeta Mercantil

Data da Notícia: 21/03/2007 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/