Simples Nacional terá sistema de recolhimento próprio

Brasília – O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, firmaram convênio de cooperação técnica para implantar sistema informatizado de recolhimento do Simples Nacional. A assinatura ocorreu durante a 10ª Reunião Plenária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que foi realizada durante toda a tarde desta terça-feira (28), no auditório do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em Brasília.

Estabelecido a partir da aprovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, aprovada este mês pelo Congresso Nacional, o Simples Nacional unifica seis tributos federais (IRPJ, IPI, CSLL, Cofins, PIS, INSS sobre a folha) mais o ICMS estadual e o ISS municipal. A unificação dos tributos federais com o ICMS estadual e o ISS municipal entra em vigor em 1º de julho de 2007. Esse processo alterará a forma de recolhimento dos impostos.

“O Sebrae, em parceria com a Receita Federal, quer normatizar esse processo”, disse Okamotto. Ele destacou ainda o fato de convênio proporcionar, pela primeira vez, a adoção de um sistema informatizado e personalizado de recolhimento dos tributos para as micro e pequenas empresas. O objetivo, segundo Okamotto, é facilitar a vida dos empresários de pequenos negócios sem, no entanto, prejudicar o trabalho de arrecadação da Receita Federal.

Para o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, o convênio com o Sebrae é mais um passo no processo de melhoria do sistema tributário, principalmente para micro e pequenas empresas. “É fruto de uma discussão profícua que começou já há alguns anos e proporcionou a aprovação da Lei Geral”, afirmou. Segundo ele, a adoção desse novo sistema em 1º de julho de 2007 já possibilitará a formalização efetiva de diversos empreendimentos e empreendedores que hoje estão na informalidade.

Homenagem

Os integrantes do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, Okamotto e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, foram homenageados pelo empenho na criação de um ambiente mais favorável aos pequenos negócios, em especial pela aprovação da Lei Geral.

Okamotto lembrou que a responsabilidade do Sistema Sebrae e do próprio Fórum Permanente aumentam com a aprovação da Lei Geral. “É um momento especial. O trabalho do Fórum permitiu que a Lei Geral tivesse o final que teve e eu acredito que uma das tarefas do Fórum daqui para frente será a de instalar grupos nos estados para discutir as possibilidades que a Lei Geral abre aos pequenos negócios”, afirmou.

Já o ministro Furlan afirmou que, após a sanção presidencial, a Lei Geral já estará abrindo oportunidades para as pequenas empresas. Segundo o ministro, questões como compras governamentais e acesso ao crédito independem da entrada em vigor do capítulo tributário da Lei Geral, em 1º de julho de 2007. “Os efeitos tributários é que passarão a vigorar em 1º de julho”, lembrou. Os demais itens da Lei Geral entram em vigor assim que ela for publicada no Diário Oficial da União.

Furlan destacou ainda o papel do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte na criação de medidas de estímulo ao segmento das micro e pequenas empresas no País. “Todas as conquistas só foram possíveis por causa da grande participação que este Fórum teve”, assinalou.

Fonte: Agência SEBRAE

Data da Notícia: 29/11/2006 00:00:00

Gostou do notícia? Compartilhe em suas redes sociais

iplwin

iplwin login

iplwin app

ipl win

depo 25 bonus

slot deposit pulsa

1win login

indibet login

bc game download

10cric login

fun88 login

rummy joy app

rummy mate app

yono rummy app

rummy star app

rummy best app

iplwin login

iplwin login

dafabet app

https://rs7ludo.com/

dafabet